ANSG
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Orações
  • Brindes
  • Cadastre-se
  • Contato
Doar
Home / Privado: Blog Archive / Mariologia / Imaculada Conceição
07/12/2020
Administrador
Mariologia
0

Imaculada Conceição – O que é conceição?

O nome de Conceição ou Maria da Conceição é dado a muitas meninas em honra da imaculada conceição de Nossa Senhora. Conceição é o mesmo que concepção; ou seja, o fato de ser concebido ou gerado no seio de uma mulher.

Imaculada Conceição significa ser concebida sem mancha, porém, muitos pensam que quando a Igreja usa estes termos está se referindo à pureza imaculada da concepção de Jesus no seio de Maria, mas o Dogma não se refere a isso. É certo que Jesus nasceu de Maria por obra do Espírito Santo, e não houve participação de homem algum. É isso que afirmamos no Credo dizendo: Nasceu de Maria virgem.

Este título se refere à concepção da própria Virgem Maria no seio de sua mãe Santa Ana. Não significa, todavia, que a sua concepção foi virginal como a de Jesus. Ela nasceu, como as outras pessoas, da relação conjugal de um homem e uma mulher. Mas a conceição imaculada de Maria não se refere a seus pais mas sim, significa que desde o início de sua existência ela esteve livre do pecado original.

A Imaculada Conceição foi defendida desde o início do cristianismo. Santo Efrém, exalta Maria como tendo sido “sempre, de corpo e de espírito, íntegra e imaculada”. Para Santo Hipólito Ela é um “tabernáculo isento de toda corrupção”. Orígenes A aclama “imaculada entre imaculadas, nunca afetada pela peçonha da serpente”.

Receba em sua casa o Terço Anel da Divina Misericórdia. Clique aqui e peça o seu.

A Proclamação do Dogma

A Igreja sempre honrou a Imaculada Conceição de Maria, porém, foi apenas no século XIX que esta devoção tornou-se Dogma, isto é, verdade de fé.

Em 1849, o papa Pio IX escreveu a todos Arcebispos e Bispos perguntando sobre a devoção de seu clero e de seus fiéis ao mistério da Imaculada Conceição, e expunha assim seu desejo de vê-lo definido como dogma.

Dos 750 Cardeais, Bispos e vigários apostólicos da época apenas cinco se diziam duvidosos quanto o momento de uma declaração dogmática. E, no dia 8 de dezembro de 1854 em uma solene liturgia com milhares de devotos, Pio IX proclamou: “Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina de que a Bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de culpa original, essa doutrina foi revelada por Deus, e deve ser, portanto, firme e constantemente crida por todos os fiéis”.

Cheia de Graça

Todos os anos, em Roma, o Papa dirige-se à Praça de Espanha onde há o monumento da Imaculada e ali participa das homenagens que são prestadas pelos bombeiros de Roma à Virgem Maria.

Em 2006, Bento XVI assim se dirigiu aos fiéis do mundo inteiro.

Ó Maria, Virgem Imaculada! (…) nos encontramos com amor filial aos pés desta tua imagem para te renovar a homenagem da comunidade cristã e da cidade de Roma. Aqui detemo-nos em oração, (…) no dia solene em que a liturgia celebra a tua Imaculada Conceição, mistério que é fonte de alegria e de esperança para todos os remidos. Saudamos-te e invocamos-te com as palavras do Anjo: “cheia de graça” (Lc 1, 28), o nome mais bonito, com o qual o próprio Deus te chamou desde a eternidade.

“Cheia de graça” és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada para ser a Mãe do Redentor, e intimamente associada a Ele no mistério da salvação.

Receba em sua casa o Terço Anel da Divina Misericórdia. Clique aqui e peça o seu.

Seguro refúgio

Na tua Imaculada Conceição resplandece a vocação dos discípulos de Cristo, chamados a tornar-se, com a sua graça, santos e imaculados no amor (cf. Ef 1, 14). Em ti brilha a dignidade de cada ser humano, que é sempre precioso aos olhos do Criador. Quem para ti dirige o olhar, ó Mãe Toda Santa, não perde a serenidade, por muito difíceis que sejam as provas da vida. Mesmo se é triste a experiência do pecado, que deturpa a dignidade dos filhos de Deus, quem a ti recorre redescobre a beleza da verdade e do amor, e reencontra o caminho que conduz à casa do Pai.

“Cheia de graça” és tu, Maria, que aceitando com o teu “sim” os projetos do Criador, nos abristes o caminho da salvação. Na tua escola, ensina-nos a pronunciar também nós o nosso “sim” à vontade do Senhor. Um “sim” que se une ao teu sem reservas e sem sombras, do qual o Pai celeste quis precisar para gerar o Homem novo, Cristo, único Salvador do mundo e da história.

Dá-nos a coragem de dizer “não” aos enganos do poder, do dinheiro, do prazer; aos lucros desonestos, à corrupção e à hipocrisia, ao egoísmo e à violência. “Não” ao Maligno, príncipe enganador deste mundo. “Sim” a Cristo, que destrói o poder do mal com a omnipotência do amor.

Nós sabemos que só corações convertidos ao Amor, que é Deus, podem construir um futuro para todos.

Mãe Imaculada

Virgem “cheia de graça”, mostra-te terna e solícita aos habitantes desta tua cidade, para que o autêntico espírito evangélico anime e oriente os seus comportamentos; (…) mostra-te Mãe providente e misericordiosa do mundo inteiro, para que, no respeito da dignidade humana e no repúdio de qualquer forma de violência e de exploração, sejam lançadas as bases firmes para a civilização do amor. Mostra-te Mãe especialmente de quantos têm mais necessidade: os indefesos, os marginalizados e os excluídos, as vítimas de uma sociedade que com muita frequência sacrifica o homem a outras finalidades e interesses.

Manifesta-te Mãe de todos, ó Maria, e dá-nos Cristo, a esperança do mundo! Virgem Imaculada, cheia de Graça! Amém!

 

Fonte: Bento XVI, Praça de Espanha, Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2006


É certamente muito importante conhecer todos os aspectos de nossa fé. Aumenta de fato nosso amor e o desejo de querer sempre mais.

Ajude-nos para que possamos fazer todo este conteúdo católico a chegar cada vez mais a todos os brasileiros!

Tags:
Associação Cultural Nossa Senhora das GraçasImaculadaImaculada ConceiçãoNossa Senhora da ConceiçãoNossa Senhora da Imaculada ConceiçãoNossa Senhora das GraçasSem pecado concebidaSolenidade da Imaculada Conceição
Share this:
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Previous Post
Next Post

Related Posts

Apresentação de Nossa Senhora
16/11/2020
Administrador
Mariologia
0
O dia de Finados
28/10/2020
Administrador
Sem categoria
0
São João Paulo II
20/10/2020
Administrador
Sem categoria
0


Deixe uma resposta - Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked (required)

[player id=5148]
Últimos artigos
O Rei dos reis
04/01/2021
Santos Inocentes
22/12/2020
Imaculada Conceição
07/12/2020
Tags
Arcanjo Gabriel Associação Cultural Nossa Senhora das Graças Bênção das velas catequizar como rezar como rezar uma novena compromisso crianças deixai vir a mim os pequeninos Divina Misericórdia Dom Bosco irmã de São Bento jejum Jesus Misericordioso juventude Medalha de São Bento medalha exorcística Medalha Milagrosa milagre milagres nossa senhora Nossa Senhora das Graças novena novena da Medalha Milagrosa Novena à Divina Misericórdia oração padroeira dos endividados padroeira dos pobres patrono da juventude Penitência propósitos de quaresma Purificação de Nossa Senhora reze agora Santa Catarina Labouré Santa Edwiges Santa Escolástica Santa Faustina sonhos sonhos de dom bosco São Bento São João Bosco São João Crisóstomo São João Paulo II Terço da Misericórdia training
Quem Somos
https://www.youtube.com/watch?v=9pPRYNYdtlE
Siga-nos
janeiro 2021
D S T Q Q S S
« dez    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
  • Home
  • Sobre
  • Blog
  • Orações
  • Brindes
  • Cadastre-se
  • Contato
  • Acenda uma vela
  • Ajuda aos Necessitados
  • Apoio Catequético
  • Difundir o Evangelho
  • Boletins
  • Termos de Uso e Política de Privacidade

Siga-nos

  • Whatsapp

Contato

Rua do Horto, 356 - Horto Florestal - São Paulo

Telefone: (11)3294-6000

Whatsapp: (11)3294-6000

Email: ansg@ansg.org.br

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS