[adrotate banner=”4″]

Santo do Dia

Aqui você poderá conhecer a vida do Santo do Dia e ao final poderá colocar suas intenções para a Santa Missa! Desejamos que este exemplo de santidade seja um auxílio à sua santificação! 

Liturgia diária
Banner dento de artigo - 600 x 150 px (6)

São Segundo de Asti – mártir | 29 de Março

Segundo era um soldado pagão, filho de nobres, nascido em Asti, norte da Itália, no final do século I e profundo admirador dos mártires cristãos, que o intrigavam pelo heroísmo e pela fé em Cristo. Chegava a visitá-los nos cárceres de Asti, conversando muito com todos, quantos pudesse. Consta dos registros da Igreja, que foi assim que tomou conhecimento da Palavra de Cristo, aprendendo especialmente com o mártir Calógero de Bréscia, com o qual se identificou, procurando-o para conversar inúmeras vezes.

Além disso, Segundo era muito amigo do prefeito de Asti, Saprício, e com ele viajou para Tortona, onde corria o processo do bispo Marciano, o primeiro daquela diocese. Sem que seu amigo político soubesse, Segundo teria estado com o mártir e este encontro foi decisivo para a sua conversão.

Entretanto, esta só aconteceu mesmo durante outra viagem, desta vez a Milão, onde visitou no cárcere os cristãos Faustino e Jovita. Tudo o que se sabe dessa conversão está envolto em muitas tradições cristãs. Os devotos dizem que Segundo teria sido levado à prisão por um anjo, para lá receber o batismo através das mãos daqueles mártires. A água necessária para a cerimônia teria vindo de uma nuvem. Logo depois, uma pomba teria lhe trazido a Santa Comunhão.

Depois disso, aconteceu o prodígio mais fascinante, narrado através dos séculos, da vida deste santo, que conta como ele conseguiu atravessar a cavalo o Pó, sem se molhar, para levar a Eucaristia, que lhe fora entregue por Faustino e Jovita para ser dada ao bispo Marciano, antes do martírio. O Pó é um rio imponente, tanto nas cheias, quanto nas baixas, minúsculo apenas no nome formado por duas letras, possui mil e quinhentos metros cúbicos de volume d’água por segundo, nos seiscentos e cinqüenta e dois quilômetros de extensão, um dos mais longos da Itália.

Passado este episódio extraordinário, Saprício, o prefeito, soube finalmente da conversão de seu amigo. Tentou de todas as formas fazer Segundo abandonar o cristianismo, mas, não conseguiu, mandou então que o prendessem, julgassem e depois de torturá-lo deixou que o decapitassem. Era o dia 30 de março do ano 119.

No local do seu martírio foi erguida uma igreja onde, num relicário de prata, se conservam as suas relíquias mortais. Uma vida cercada de tradições, prodígios, graças e sofrimentos foi o legado que nos deixou São Segundo de Asti, que é o padroeiro da cidade de Asti e de Ventimilha, cujo culto é muito popular no norte da Itália e em todo o mundo católico que o celebra no dia 29 de março.

São Segundo de Asti, rogai por nós!

Deixe suas intenções na Santa Missa

Escreva suas intenções abaixo e rezaremos por você nas Santa Missas e Adorações!


Nome: *
Email: *
Telefone: *
Deixe suas intenções: *

[adrotate banner=”2″]

Quem são os Santos?

Os Santos são aquelas pessoas que, em sua qualidade de membros da Igreja, mediante a prática heróica do amor a Deus e das virtudes cristãs, abriram-se completamente, através de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, ao chamado de Deus.

Os santos são luzes que iluminam os aspectos da fé para o seu tempo, lançam sinais, que talvez antes fossem um pouco velados e agora são sentidos como religiosamente necessários por toda a Igreja. Com a sua vida exemplar, a sua coragem, o seu empenho e o seu amor concretizam, em tempos de crise, o espírito de seguimento de Cristo Jesus. Homens e mulheres deste porte provêm de todas as classes sociais e de todos os tempos.

Ó que é a Devoção do Santo do Dia?

A Igreja comemora a vida heroica de cada santo, normalmente na data de falecimento de cada santo. Assim, durante todo o ano, celebramos o exemplo de vida de cada santo.

Este habito de conhecer a vida do santo que se comemora a cada dia chama-se: Devoção do Santo do Dia.

[adrotate banner=”3″]

Qual a importância da Devoção do Santo do Dia?

Todos os católicos desejam um dia alcançar o Céu e verem a Deus face a face. Esse grau de perfeição que nos possibilita tal prémio chama-se santidade. Estes santos que já nos precederam no caminho da fé, foram homens e mulheres como nós que passaram pelas mesmas dificuldades e provações que estamos passando.

Eles trilharam o caminho diante de nós e assim, são a nossos olhos, exemplos de santidade nos dias em que vivemos.

Conhecer a vida do santo do dia é tomar como exemplo o que eles fizeram e como ultrapassaram cada etapa até chegarem à visão beatífica.

Siga-nos

Primeiramente, convido você a acompanhar nossas ações de evangelização e caridade pelo Facebook, ou se preferir também pelo Instagram.

Também gostaríamos de avisar você que temos um canal no Youtube com conteúdo católico.

E finalmente, se estiver ao seu alcance ajude-nos também a manter nossas campanhas. Clique no botão abaixo e faça uma doação