Meditação do terço com as crianças - Nossa Senhora das Graças

Meditação do terço com as crianças

Publicado por

Meditação do terço com as crianças

São João Paulo II em sua carta Rosarium Virginis Maria disse:

Rezar o Rosário pelos filhos e, mais ainda, com os filhos, educando-os desde tenra idade para este momento diário de “paragem orante” da família, não traz por certo a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda espiritual que não se deve subestimar. Pode-se objetar que o Rosário parece uma oração pouco adaptada ao gosto das crianças e jovens de hoje. Mas a objeção parte talvez da forma muitas vezes pouco cuidada de o rezar.

Ora, ressalvada a sua estrutura fundamental, nada impede que a recitação do Rosário para crianças e jovens, tanto em família como nos grupos, seja enriquecida com atrativos simbólicos e práticos, que favoreçam a sua compreensão e valorização. Por que não tentar?

Se o Rosário for bem apresentado, estou seguro de que os próprios jovens serão capazes de surpreender uma vez mais os adultos, assumindo esta oração e recitando-a com o entusiasmo típico da sua idade.

Meditação

É necessário tornar a oração do terço uma atividade agradável. Vale lembrar que, para ajudar a imaginação da criança e assim auxiliar na meditação, é bom que ela tenha uma estampa, ou uma imagem que represente cada um dos mistérios.

Clique agora e receba em sua casa a Medalha Milagrosa

Mistérios gozosos ou da alegria

  1. Anunciação do Arcanjo Gabriel a Virgem Maria – Assim como Maria acreditou e obedeceu a Deus, devemos pedir a Ela que nos torne obedientes e cheios de fé!
  2. Visitação de Maria a sua prima Santa Isabel – Maria vai apressadamente visitar Santa Isabel e fica com ela, auxiliando até o nascimento de São João. Devemos pedir aqui a virtude da generosidade, principalmente quando nossos pais nos ordenam fazer algo em casa.
  3. Nascimento de Jesus –  Estamos diante do Menino Jesus Cristo, que ele nos faça santos e proteja todas as crianças do mundo.
  4. Apresentação do Menino Jesus no Templo –  Jesus é levado ao templo, devemos pedir a graça de nunca nos afastarmos da casa de Deus
  5. Jesus, ainda criança, foi encontrado no Templo –  Aqui vamos pedir por todos os sacerdotes que cuidam da casa de Deus.

Mistérios luminosos ou da luz

  1. Batismo de Jesus – No dia de nosso Batismo nos tornamos filhos de Deus, irmãos de Jesus e herdeiros do céu. Neste mistérios, peçamos nunca esquecermos disso!
  2. Bodas de Caná, onde Jesus transformou a água em vinho – Assim como Jesus auxiliou o casal de noivos, ele possa ajudar nosso lar em todas as dificuldades.
  3. Jesus anunciando o Reino de Deus e o convite a conversão – Jesus nos chama a seguir a ele. Neste mistério vamos pedir a graça de nunca faltarmos à Missa aos domingos.
  4. Transfiguração de Jesus – Jesus pode nos transformar em crianças santas, temos que pedir isso neste mistério.
  5. 5.Jesus ceia com seus discípulos e se entrega em comunhão. Se ainda não fez sua primeira comunhão, deve pedir neste mistério que esse dia chegue o quanto antes. Se já comunga, que essas comunhões lhe façam santo.
Clique agora e receba em sua casa a Medalha de São Bento

Mistérios dolorosos ou da dor

  1. Jesus no Horto das Oliveiras. Diante de uma angústia extrema, Jesus rezou por cada criança naquela hora.
  2. Flagelação de Jesus.  Diante da dor física e moral, Jesus sofreu por nós, para que pudéssemos entrar no céu
  3. Coroação de espinhos. Quando somos desobediente, imitamos aqueles que coroaram de espinho Jesus. Devemos pedir para amar a Deus e sermos obediente.
  4. Jesus carrega a Cruz. Todos nós temos dificuldades, neste mistério devemos pedir forças para carregar cada dor com alegria.
  5. Crucifixão de Jesus. Com o próprio sacrifício, Jesus abriu as portas do reino dos céus para todos nós, ele é a ponte entre o Céu e a Terra.

Mistérios gloriosos ou da glória

  1. Ressurreição de Jesus –   Jesus ressuscitou Aleluia!
  2. Ascensão de Jesus –  Jesus subiu aos céus para preparar um lugar para nós.
  3. Vinda do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos – Assim como todos receberam o Espírito Santo enquanto estava rezando com Maria, a Mãe de Jesus, nós também devemos sempre recorrer a Nossa Senhora.
  4. Assunção de Nossa Senhora – Nossa Senhora subiu ao céu para que, junto a Jesus possa rezar e interceder por todas as crianças do mundo
  5. Coroação de Nossa Senhora – Nossa Senhora é Rainha do céu, da terra, dos Anjos e dos homens e ama a todas as crianças que pedem a ela com fé.

Categorizados em: ,

Este artigo foi escrito porRodrigo Freitas