Stay Connected
Associação Nossa Senhora das Graças
  • Home
  • Sobre Nós
    • Cadastre-se
    • Contato
  • Maria passa na frente
    • 10 Santos para confiar sua família
  • Espiritualidade
    • Orações
    • Liturgia Diária
    • Santo do Dia
    • App
  • Blog
  • Brindes
Quero Doar
Home / Sem categoria / A vida de Santa Edwiges

A vida de Santa Edwiges




a-vida-de-santa-edwiges - Nossa Senhora das Graças

A vida de Santa Edwiges

Assim se inicia a vida de Santa Edwiges: Bertoldo, marquês de Meran e conde do Tiro, duque da Caríntia e da Ístria, havia se casado com Inês, filha do conde de Rottech. O feliz casal teve vários filhos, dentre os quais Edwiges, nascida em 1174 em Andechs, na Baviera (Alemanha).

Aos seis anos Edwiges foi enviada ao mosteiro de Kicing, para ser educada pelas religiosas. Aos doze anos casou-se com Henrique, duque da Silésia (a maior parte dessa região pertence à atual Polônia), e mais tarde também duque da Polônia, gerando seis filhos (dos quais dois faleceram com pequena idade).

Receba em sua casa a Medalha Milagrosa! Clique aqui e peça a sua.

A temperança, uma virtude sempre perseguida

Assim que completaram vinte anos de vida conjugal Edwiges e seu marido compareceram perante o bispo para prometer continência até o fim de suas vidas. E cumpriram com fidelidade, buscando forças na oração, no jejum e na abstinência (Henrique terminou sua vida trinta anos depois).

Ainda antes de enviuvar Edwiges se havia transferido para o mosteiro de Trebnitz (fundado por seu marido), acompanhada de umas poucas senhoras que a serviam e algumas amigas. Não escolheu para si cômodos luxuosos, optando por morar no fundo do mosteiro: quarto pobre, mobílias pobres; a rica duquesa fez-se pobre entre as pobres religiosas.

Especial consideração pelos membros das famílias religiosas

Diversos mosteiros foram fundados por Edwiges, que atraiu à Silésia religiosos de várias ordens e congregações, inclusive franciscanos e cistercienses, com o que dotou a região de novas formas de espiritualidade.

Edwiges dizia-se uma grande pecadora, mas considerava as religiosas como santas, e assim as coisas que elas usavam eram, para a duquesa, relíquias. A água servida com a qual as religiosas haviam lavado os pés era usada por Edwiges para lavar os olhos, e até toda a cabeça, sendo por vezes ingerida com veneração. Os assentos e genuflexórios usados pelas religiosas eram reverentemente osculados, bem como as toalhas.

Precedência para os pobres

Recusava-se ela a tomar sua refeição antes de dar de comer aos pobres, e o fazia de joelhos. Por vezes, antes de tomar água, passava o copo a um pobre para que a sorvesse antes. Em várias ocasiões propiciou copiosas refeições para os pobres, aos quais pessoalmente servia os alimentos (mas ela, tomando os alimentos somente depois de tê-los servido com precedência, contentava-se com o que havia de mais simples). Alguns filhos de nobres fizeram o sutil comentário: os mendigos comiam melhor nas refeições servidas pela duquesa do que eles nas mesas dos príncipes…

Receba em sua casa a Medalha Milagrosa! Clique aqui e peça a sua.

“Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração”

Santa Edwiges renunciou a tudo. Sobre a cabeça, não havia coroa nem véus luxuosos; no pescoço ou peito, nada de ricos colares; nos dedos, nenhum luxuoso anel. Essa exterioridade era reflexo da humildade interior. Não mais vestiu trajes coloridos, adotando o cinzento como cor. Ao passo que só nas grandes solenidades mostrava-se melhor vestida do que o habitual, em reverência a Deus.

“Estive preso e Me visitastes”

Os encarcerados e condenados eram motivo de especial atenção de Santa Edwiges. Durante os vários anos em que foi construído o mosteiro de Trebnitz nenhum condenado à morte foi executado: a duquesa conseguiu que eles fossem trabalhar nas obras, permitindo-lhes emendar-se de suas faltas e chegar assim à conversão. E durante os longos anos em que viveu neste mundo dirigiu ela o olhar para os que se encontravam privados da liberdade. Visitava-os e fornecia-lhes roupas e alimentos, apesar de vários deles serem adversários de seu marido.

Protetora das viúvas, órfãos, pobres, peregrinos e endividados

Para as viúvas e órfãos Edwiges era uma mãe, advogada e consoladora. Aos peregrinos que se dirigiam aos Lugares Santos, Edwiges contribuía com dinheiro para suas necessidades de viagem, sentindo-se assim participante das peregrinações e de seus méritos.

Certo dia demorou-se ela mais tempo nas orações, que fazia em seus aposentos. Mendigos, ao lado de fora, depois de longa espera passaram eles a lamentar, em alta voz: “hoje a senhora escondeu-se de nós“, e outras brandas manifestações de pedidos de esmolas. Uma das serviçais informou a Edwiges que os pobres estavam ali se queixando de que a duquesa não lhes dera ainda as esmolas, ao que ela determinou: “vá depressa, pegue o cofre onde está o dinheiro para os pobres, e dê a cada um conforme o Senhor a inspirar“.

Santa Edwiges adquiriu fama como protetora dos endividados porque, quando algumas pessoas estavam nessa situação (ou presos, não podendo pagar os débitos financeiros que haviam contraído), ela saldava as dívidas com seu próprio dinheiro, ou obtinha o perdão para os devedores.

O Paraíso

Santa Edwiges, duquesa da Silésia e da Polônia, deitada em um pobre leito entregou sua alma a Deus em 1243, no dia 15 de outubro. Essa data, como é habitual na Igreja, passou a ser o dia de sua festividade litúrgica, a qual foi depois mudada para o dia seguinte (para dar lugar à comemoração de Santa Teresa de Ávila). Tendo sempre sido humilde e dotada de grande perfeição em vida, Santa Edwiges terá se alegrado, no paraíso, em ver concedida a precedência a essa outra grande santa da constelação da Igreja.

Fontes: Vida de Santa Edwiges (Pe. Ivo Montanhese CSSR, Editora Santuário, 1884; Dix Mille Saints (les Bénédictines de Ramsgate, Brepols, 1991); Heavenly Friends (Rosalie Marie Levy, St. Paul Editions, 1984).


Receba nossos emails e publicações. CADASTRE-SE AGORA.

Tags:
Associação Cultural Nossa Senhora das Graçaspadroeira dos pobresSanta Edwiges
Share this:
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
Anterior
Próximo

Assuntos relacionados

Solenidade da Anunciação do Senhor
20/03/2025
Nicolas
Artigos Católicos
1
Pentecostes
Pentecostes
19/05/2024
Rodrigo
Artigos Católicos
2
incentivar-a-criança-a-rezar-o-terço - Nossa Senhora das Graças
Como incentivar a criança a rezar o terço?
18/04/2024
Rodrigo
Sem categoria
0

Baixe nosso App
Aplicativo Senhora das Graças
Quem Somos:
Nossas Conquistas:
Apoio Catequético:
Cestas Básicas:
Últimos Artigos
Liturgia diária
São Carlos Lwanga e companheiros mártires - Memória | Terça-feira
03/06/2025
Liturgia diária
7ª Semana da Páscoa | Segunda-feira
02/06/2025
Liturgia diária
Ascensão do Senhor - Solenidade | Domingo
01/06/2025
ANSG
  • Home
  • Sobre
  • App
  • Blog
  • Orações
  • Brindes
  • Cadastre-se
  • Contato
  • ✟ Liturgia Diária ✟
    • Santo do Dia
  • Seus Boletos
  • Carnê Digital
  • Acenda uma vela
  • Liturgia Diária
  • Ajuda aos Necessitados
  • Apoio Catequético
  • Difundir o Evangelho
  • Boletins
  • Termos de Uso e Política de Privacidade

Siga-nos

  • Whatsapp

Contato

Rua do Horto, 356 - Horto Florestal - São Paulo

Telefone: (11)3294-6000

Whatsapp: (11)3294-6000

Email: [email protected]

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA, NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS