Tempos litúrgicos
Tempos litúrgicos da Igreja Católica
Vamos definir primeiro o que são os tempos litúrgicos da Igreja Católica. Por uma questão de clareza, vamos falar do Rito Romano, transmitido pela Igreja de Roma e o mais difundido no Cristianismo.
fonte: https://gaudiumpress.org/content/o-significado-das-cores-na-liturgia-catolica/
Advento
O Advento é o tempo da expectativa: por um lado, celebramos a iminente vinda de Jesus, em vista do Natal; por outro, mais amplamente, celebramos a esperança do Seu retorno com o fim dos tempos (a chamada Parousia, a vinda do Senhor Jesus glorificado, com poder e glória).
Esta época litúrgica dura quatro semanas. Na verdade, começa quatro semanas antes do Natal.
Receba em sua casa um Terço Colar de Nossa Senhora dsa Graças! Clique aqui.
O Advento começa com as Vésperas do primeiro domingo e termina com as Vésperas de Natal, a 24 de Dezembro, e com o início da época litúrgica do Natal.
O Advento é um tempo de alegria e de esperança, para a expectativa do Salvador.
O terceiro Domingo é chamado Domingo “Gaudete”, ou seja, Domingo da alegria. Essa alegria é por causa do Natal que se aproxima. Nesse dia, a liturgia pode-se usar o róseo.
fonte: https://diocesedebraganca.com.br/noticias/1582/tempo-liturgico
Natal
A época litúrgica do Natal começa na noite de 24 de Dezembro, com as Vésperas, e termina no domingo depois da Epifania. Portanto, dura entre catorze e vinte dias, terminando com a festa do Batismo de Jesus (uma semana após a Epifania). Descobrimos particularmente a infância de Jesus.
A liturgia usa a cor branca.
Como e mais do que o Advento, o Natal é um tempo de grande alegria, porque celebra a primeira vinda de Jesus, que se fez homem por amor a todos nós.
Toda semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Natal. São dias tão solenes quanto o dia 25.
Tempo comum (primeira parte)
Inicia-se no primeiro dia logo após a Festa do Batismo do Senhor.
O Tempo Comum é interrompido pela Quaresma. Com isso, essa primeira parte vai até a Terça-feira de Carnaval, pois na Quarta-feira de Cinzas já começa o Tempo da Quaresma.
A cor litúrgica do Tempo Comum é o verde, tanto para os Ritos Romano como Ambrosiano.
Durante o Tempo Comum, a Igreja e os fiéis concentram-se na leitura e compreensão dos Evangelhos, de acordo com o ciclo de leituras ao longo de três anos estabelecido pelo Leccionário. O ciclo de leitura é identificado pelas leituras A – B – C :
Ano A: a maioria dos textos evangélicos são de SÃO MATEUS.
Ano B: a maioria dos textos evangélicos são de SÃO MARCOS.
Ano C: a maioria dos textos evangélicos são de SÃO LUCAS.
Quaresma
A Quaresma dura quarenta dias e precede a celebração da Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa.
O quarto Domingo é chamado “Laetare”, ou seja, Domingo da Alegria. Semelhante ao terceiro Domingo do Advento, o quarto da Quaresma também é caracterizado pela alegria da Páscoa que se aproxima. Nesse dia, também pode-se usar paramento cor-de-rosa.
O sexto Domingo da Quaresma é Domingo de Ramos na Paixão do Senhor. Nesse dia, a cor Vermelha. Também nesse dia, inicia-se a Semana Santa.
Este tempo litúrgico recorda o período de quarenta dias passados por Jesus no deserto.
É, portanto, um período de penitência, oração e preparação para a Páscoa, durante o qual se luta contra o pecado para ser digno de Jesus e do seu sacrifício.
Receba em sua casa um Terço Colar de Nossa Senhora dsa Graças! Clique aqui.
A Semana Santa é a semana antes da Páscoa e é a semana mais importante do ano. Nela seguimos Jesus desde sua entrada em Jerusalém (Domingo de Ramos), até sua prisão, Paixão, morte e sepultamento.
A quinta-feira santa recorda a Última Ceia e abre o tríduo pascal solene, o tempo central do ano litúrgico, porque naqueles três dias Jesus instituiu a Eucaristia, o sacerdócio ministerial, e pronunciou o mandamento do amor fraterno.
Além disso, a Sexta-feira Santa comemora a Sua morte na Cruz.
No Sábado Santo, todas as celebrações litúrgicas são suspensas, para comemorar a descida de Jesus a “mansão dos mortos” (ART 5º CREDO), enquanto se prepara para a Vigília Pascal (a noite entre sábado e domingo).
A cor litúrgica da Quaresma é roxo, morello para o rito ambrosiano.
Tríduo Pascal
Terminado a Quaresma na Quinta-feira Santa de manhã, a partir da tarde desse dia, começa o Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa; Sexta-feira Santa e Sábado Santo.
Na Quinta-feira, à tarde, celebra-se a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés. A cor do paramento é Branca. Trata-se de uma Missa solene e deve-se ornamentar o altar com flores. Ao final da Celebração é feito o translado do Santíssimo Sacramento.
Na Sexta-feira Santa, celebra-se a Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Essa celebração não é Missa. A cor é vermelha.
No Sábado Santo, à noite, celebra-se a Vigília Pascal, mãe de todas as vigílias.
Tempo Pascal
Inicia-se com o Primeiro Domingo da Páscoa.
Toda a semana seguinte a esse dia é chamada Oitava de Páscoa. São dias tão solenes quanto àquele primeiro Domingo.
Quarenta dias depois da Páscoa celebramos a Ascensão de Jesus, que junto com a Páscoa e o Pentecostes é uma das festas mais importantes do Calendário Eclesiástico. É o momento em que Jesus, depois de morto e enterrado, ascendeu ao Céu.
Cinquenta dias depois da Páscoa, por outro lado, celebra-se o Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos que iniciaram a sua missão evangélica e o nascimento da Igreja.
A cor litúrgica é branca, vermelha para o Pentecostes.
Tempo Comum (segunda parte)
O Tempo Comum que havia sido interrompido pela Quaresma, reinicia na Segunda-feira após a solenidade de Pentecostes.
No Domingo seguinte, celebra-se a Solenidade da Santíssima Trindade. Nesse dia, a cor é Branca.
Na Quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, celebra-se a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo ( “Corpus Christi”).
A duração do Tempo Comum, contanto desde a primeira parte, é de 34 semanas. Na 34a semana, mais especificamente na véspera do Primeiro Domingo do Tempo do Advento, termina o Tempo Comum e, consequentemente termina aquele Ano Litúrgico, devendo, portanto, iniciar o outro como primeiro Domingo do Tempo do Advento.
Ajude-nos a continuar nosso trabalho de evangelização e catequisação infantil em todo o Brasil!