Liturgia Diária
Meditar a Liturgia Diária que é a Palavra de Deus de hoje e depois coloque suas intenções para a Santa Missa no formulário abaixo.
2ª Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
Primeira Leitura (1Sm 18,6-9.19,1-7)
Leitura do Primeiro Livro de Samuel.
Naqueles dias, 6 quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos. 7 E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8 Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9 E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos. 19,1 Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2 e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3 Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”. 4 Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5 Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?” 6 Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7 Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Responsório Sl 55(56),2-3.9-10.11-13 (R. 5bc)
– É no Senhor que eu confio e nada temo.
– É no Senhor que eu confio e nada temo.
– Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!
– Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre recolhestes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro. Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!
– Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor.
Evangelho (Mc 3,7-12)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8 E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Quem medita a Liturgia Diária recebe uma mensagem de amor de Deus
Não são poucos os testemunhos que lemos, entre os diversos livros que a Bíblia nos apresenta, que nos revelam o Amor e a Misericórdia de forma tão concreta.
1 – A história dos patriarcas e os grandes favores que os mesmos receberam como recompensa de sua fidelidade (Abraão, Jacó, Moisés);
2 – O amor aos pobres e favor aos mais necessitados (IRs 17, 7-9);
3 – Um Deus que vê o sofrimento do seu povo e desce para socorrê-lo, não poupando seu poder (Ex 3,7-8);
3 – Um Rei que desce de seu trono para morrer em favor dos não merecedores, que somos nós (Filp 2, 1s).
Quantas provas de amor encontramos na Palavra de Deus, que estão ali para nos falar de uma realidade que é disponível e pode ser manifestada em nossa vida cotidianamente, se tornando assim fonte de ânimo e esperança, tão necessários em nosso caminho.
A Liturgia Diária nos torna família de Deus
No Evangelho de Lucas, no capítulo 8 dos versículos 19 ao 21, vemos o relato em que Jesus afirma que aqueles que vivem e praticam a sua palavra são verdadeiramente sua família.
Desejamos a intimidade, ou seja, o diálogo, a vivência com Deus e seus frutos, mas isso só é possível se nos comprometemos em uma escuta constante e, por consequência, uma vivência concreta de sua palavra.
Somente meditando diariamente, somos instruídos sobre como devemos nos comportar, desde as coisas mais simples até as mais complexas no nosso dia e assim nos tornamos íntimos de Sua vontade. Passo a conhecê-lo e o conhecendo adiro a Sua vontade e sua forma de viver, tornando-me como “os dele”, ou seja, aqueles que são como ele é.
Siga-nos
Primeiramente, convido você a acompanhar nossas ações de evangelização e caridade pelo Facebook, ou se preferir também pelo Instagram.
Também gostaríamos de avisar você que temos um canal no Youtube com conteúdo católico.
E finalmente, se estiver ao seu alcance ajude-nos também a manter nossas campanhas. Clique no botão abaixo e faça uma doação