Solenidade da Anunciação do Senhor
Solenidade da Anunciação do Senhor
A Anunciação do Senhor deu-se provavelmente, ao raiar da aurora
Em Nazaré, numa humilde casa, estava uma Virgem implorando ao Altíssimo que mandasse ao mundo o Salvador prometido. Era jovem, bela, com todas as graças dos 15 anos, com todo o amor de seu coração virgem, com todos os atrativos de sua imensa santidade.
Orava, suplicava, as mãos docemente juntas sobre o peito e olhar como penetrando a imensidade do firmamento. E o olhar de Deus estava fixo sobre esta donzela e suas orações que comoviam o seu coração de pai da humanidade.
Era chegada a hora da libertação. Gabriel, um dos arcanjos gloriosos, deixava o céu e baixava à terra, vinha transmitir a mensagem do Altíssimo. Ele enfim desce e vai à Galileia em direção de uma aldeia esquecida, chamada Nazaré, para a pequenina ermida, onde ora e suplica uma jovem de 1 5 anos, desconhecida do mundo, admirada pelos anjos.
Receba em sua casa a Medalha do Sagrado Coração de Jesus. CLique aqui.
O arcanjo luminoso, sob forma humana, o semblante resplandecente, usava uma veste dourada como a aurora, que despontava ao longe. Numa atitude solene, como convinha ao embaixador do Altíssimo, apresenta-se diante da Virgem em oração: ele fica em pé, inclina-se levemente, e, doces, como as pétalas perfumadas das rosas matinais, saem de seus lábios estas palavras Ave, (Maria, ) cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu, entre as mulheres.
A virgem levanta a cabeça, perturbada ao ouvir esta saudação; não se perturba com a presença do anjo, porém, com tal saudação. E a virgem recolhe-se em sua humildade, esconde-se em seu nada. Ela sabe que é um anjo quem fala, e que sua palavra é a expressão da verdade. A virgem fica silenciosa, pensa e escuta.
O Arcanjo inclina-se mais profundamente, e, fitando a sua futura Rainha explica: O Espírito Santo virá sobre ti, e a Virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra, e por isso o Santo que há de nascer de ti, será chamado Filho de Deus.
O mistério está desvendado: Maria será Mãe e ficará Virgem.
Jesus será o teu fruto. Tu ó Mãe, serás a sua flor!
O Arcanjo calou-se, pois Deus dá a Maria o direito de deliberar. Deus espera a resposta, o mundo espera, o anjo espera. E assim, levantando a fronte gloriosa, já coroada pelos dons imensos de Deus, abrindo o coração cheio de graças, e os lábios que devem decidir a sorte do mundo, Maria deposita nas mãos do Arcanjo as palavras da salvação: “Eis aqui a escrava do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra! ”
Esta palavra virginal de humildade e de obediência produziu no mundo uma alegria imensa. O céu e a terra sentem-se comovidos, da mesma forma como dois irmãos que se encontram após uma longa separação! Tendo então recebido esta resposta, o anjo se inclina mais radiante que a aurora, que começa a dourar o perfil das colinas, e retira-se.
Retira-se, para ceder o lugar ao Redentor, que desce.
Que se passou, então, na humilde casa de Nazaré? “O Verbo se fez carne e habitou entre nós!” O que portanto quer dizer: O Verbo eterno de Deus, seu próprio e único filho, tomou a forma de um corpo, do sangue puríssimo de Maria! Era a Encarnação.
Receba em sua casa a Medalha do Sagrado Coração de Jesus. CLique aqui.
Esta encarnação compreendia duas coisas: A descida do Filho e a sua união verdadeira à nossa carne.
São Bernardo canta em um de seus hinos: “a Majestade divina rebaixou-se para unir-se à nossa natureza, para tornar-se um de nós. No seio de Maria o Imenso se fez pequenino. O Verbo divino, que era até aí, somente o Filho de Deus, tornou-se, por Maria, o Filho do homem. ”
Leitor, foi a Virgem Maria, com sua disponibilidade e obediência, quem trouxe ao mundo aquele que de quem tudo recebemos. Por isso, a Solenidade da Anunciação do Senhor celebra a restauração da harmonia no universo, a união da terra e o céu. É a comemoração do dia em que a Criação passou a brilhar com um brilho todo divino, pelos méritos de Maria Santíssima.
Que esta Solenidade da Anunciação do Senhor inicie um período de oração e meditação, para que, daqui a nove meses, Jesus possa nascer em nossos lares e em nossos corações.
Ajude-nos a continuar nosso trabalho de evangelização e catequese em todo o Brasil!
Comments (1)
José Raimundo Bitencourt Matos
Prezados amigos,
Bom dia!
É com muita alegria e felicidade que continuo recebendo as mensagens belíssimas, comoventes dessa instituição religiosa, e, ao mesmo tempo, triste por não poder ainda, voltar a contribuir, em virtude da situação financeira em que eu e minha família estamos passando, aliás de milhares de famílias. Há cerca de dois anos, venho sofrendo pela perda de metade de meus vencimentos, por irresponsabilidade e desonestidade de pessoas que apossaram de nossos direitos, deixando a mim e colegas em situação difícil. Mas, acredito e tenho fé em nosso Maravilhoso Deus que seremos vencedores e voltaremos a viver nas Graças do Senhor e continuar realizando as minhas contribuições mensais.
Abraços fraternais e as benção do Pai para que continuem a realizar essa missão humana e generosa,
José Raimundo.