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Santa Francisca Romana




Santa Francisca Romana – Piedade precoce

Nascida em 1384, Santa Francisca Romana pertencia a uma rica família romana. Desde a mais tenra idade, acompanhava a mãe nas práticas de piedade.  Aos onze anos manifestou o desejo de consagrar-se a Deus fazendo-se religiosa, mas seu pai não concordou pois ela estava já prometida em casamento a um nobre, o jovem Lourenço Ponziani.

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Esposa exemplar

Por desejo do marido, apresentava-se em público com a categoria de dama romana, usando belas joias e suntuosos trajes. Mas debaixo deles vestia uma tosca túnica de tecido ordinário. Não apenas dedicava à oração suas horas livres, como também nunca negligenciava as práticas de vida interior.

Transformou em oratório um salão do palácio e aí passava longas horas de vigília noturna. Era ridicularizada pelas pessoas mundanas, mas sua família a considerava um “anjo da paz”.

Modelo de mãe e de dona de casa

Em 1400 nasceu seu primeiro filho, João Batista, seguido de João Evangelista e Inês, que nasceram alguns anos depois.

Cumpria de fato, com perfeição, seu ofício de dona de casa, compreendendo que as tarefas cotidianas fazem parte da purificação necessária nesta vida e têm prioridade sobre as mortificações particulares.

Prodígios realizados em vida

Por volta de 1413, a fome se abateu sobre Roma. Preocupado, o sogro de Francisca proibiu a nora de continuar distribuindo as provisões aos pobres.

Certo dia a santa dirigiu-se a um celeiro vazio do palácio para procurar o que pudesse ter restado de trigo no meio da palha. Com muito trabalho conseguiu recolher alguns poucos quilos do desejado grão.

Assim que saiu, Lourenço, seu esposo, entrou no celeiro e lá encontrou 40 sacos contendo, cada um, 100 quilos de trigo dourado e maduro. O mesmo ocorreu em outra ocasião: querendo levar aos pobres um pouco de vinho, Francisca recolheu o que sobrava no fundo de um tonel e no mesmo instante este encheu-se milagrosamente de um excelente vinho.

Grandes provações

Naquela época, Ladislau Durazzo, rei de Nápoles, invadiu Roma três vezes. Em 1410, as tropas saquearam o palácio da família, seus bens foram confiscados, Lourenço e seu filho Batista foram exilados.

Em 1413 morreu Evangelista, seu filho mais novo, e no ano seguinte a pequena Inês. Por fim, ela também contraiu a doença, mas foi milagrosamente curada por Deus. Naquele mesmo ano viu seu filho falecido, tendo a seu lado um jovem muito belo.

O filho disse que estava no Céu e que Deus enviava aquele Arcanjo para auxiliá-la. “Dia e noite o verás ao teu lado e ele te assistirá em tudo.”

O Anjo irradiava uma tal luz que Francisca podia ler ou trabalhar à noite, sem dificuldade alguma, como se fosse dia, iluminava o caminho quando precisava sair à noite. Na luz desse Arcanjo, ela podia ver os pensamentos mais íntimos dos corações. Recebeu, ademais, o dom do discernimento dos espíritos e o de conselho, os quais usava para converter os pecadores e reconduzir os desviados ao bom caminho.

As visões do inferno

Deus a favoreceu com numerosas outras visões. As mais impressionantes foram as do inferno. Viu em pormenores os suplícios pelos quais são punidos os condenados, de acordo com os pecados cometidos.

Observou a organização hierárquica dos demônios e as funções de cada um na obra de perdição das almas. Lúcifer é o rei do orgulho e o chefe de todos. Viu outrossim como os atos de virtude praticados pelos bons atormentam essas miseráveis criaturas e prejudicam sua ação na terra.

“O inferno é dividido em três partes: o inferno superior, o inferno médio e o inferno inferior. Lúcifer está no fundo do inferno inferior. Sob Lúcifer, chefe universal, acham-se subordinados três chefes a ele e prepostos aos demais: Asmodeu, que preside os pecados da carne, era um querubim, “Mamon, que preside aos pecados de avareza, era um trono e Belzebu preside aos pecados da idolatria.

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“Uma parte dos demônios fica no inferno; outra reside no ar e outra reside entre os homens, buscando a quem devorar. Os que ficam no inferno dão as ordens e enviam seus deputados; os que residem no ar agem fisicamente sobre as perturbações atmosféricas e telúricas, lançam por toda parte influências más, empestam o ar física e moralmente.

“O seu trabalho é principalmente debilitar a alma. Quando os demônios encarregados na terra veem uma alma debilitada pela influência dos demônios do ar, atacam-na no seu esmorecimento para vencê-la mais facilmente. Atacam-na no momento em que ela desconfia da Providência”.

Vida religiosa

Tendo falecido o rei Ladislau, restabeleceu-se então a paz na Cidade Eterna. Seu esposo e seu filho regressaram do exílio, e por fim, a família Ponziani recuperou os bens injustamente confiscados.

A santa fundou uma sociedade denominada Oblatas da Santíssima Virgem Eram Francisca e outras nove damas que viviam cada qual em sua casa, seguindo os conselhos evangélicos. O Desta sociedade surgiu, por decreto do Papa Eugenio IV a Congregação das Oblatas da Santíssima Virgem, depois chamada de Congregação das Oblatas de Santa Francisca Romana. Era uma instituição nova e original para seu tempo: religiosas sem votos, sem clausura, mas de vida austera e dedicadas a um genuíno apostolado social.

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Em 1436, Francisca ficou viúva e só então pode abraçar a vida religiosa integralmente. Viveu no convento apenas três anos. Em 1440, viu-se forçada a retornar ao palácio Ponziani para cuidar de seu filho, gravemente enfermo.

Atingida por uma forte pleurisia, ali assim permaneceu, por não ter mais forças. No dia 9 de março, com os olhos muito brilhantes, dizia assim estar vendo o Céu aberto e haverem chegado os Anjos para buscá-la.

Foi canonizada em 1608, o Papa Paulo V qualificou-a de “a mais romana de todas as Santas”. E o Cardeal São Roberto Belarmino, disse: “A proclamação da santidade de Francisca será de admirável proveito para classes muito diferentes de pessoas: as virgens, as mulheres casadas, as viúvas e as religiosas”.

 

Fontes:

1 SUÁREZ, OSB, Pe. Luis M. Pérez. Santa Francisca Romana. In: ECHEVERRÍA, L.; LLORCA, B. e BETES, J. (Org.). Año Cristiano. Madrid: BAC, 2003. p. 173.

2 Idem, ibidem.

3 Tor de’Specchi, Monastero delle Oblate di S. Francesca Romana – Venerazione e culto. Disponível em: . Acesso em: 14/01/2009.

4 SUÁREZ, OSB, Op. cit., p. 185.

5 SODANO, Card. Angelo. Homilia por ocasião da festa de Santa Francisca Romana, 05/03/2005. Disponível em: . Acesso em: 14/01/2009.


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