Como rezar uma novena?

Publicado por

A devoção popular das novenas

É muito comum encontrarmos novenas das mais diversas. Temos a novena de Natal, novena das Rosas de Santa Teresinha, ou a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Paróquias fazem novenários que antecedem a festa de seu padroeiro, etc. Mas, como surgiu esta devoção? Como se reza uma novena?

Você pode receber em sua casa uma novena e medalha a Nossa Senhora das GraçasClique aqui!

Origem

Esta prática tem sua origem nas sagradas escrituras. No livro dos Atos dos Apóstolos (1, 1-11), encontramos o fato da ascensão de Jesus. Tal fato ocorreu quarenta dias após sua morte e ressurreição. “E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai, ‘que ouvis­tes da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias’”

Ao subir aos céus, Nosso Senhor prometeu aos discípulos que enviaria o Espírito Santo. O período entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, é de exatamente nove dias. Toda a Igreja ficou em oração junto a Nossa Senhora, de acordo com o relato da Bíblia. Ali, em Jerusalém, os fiéis da Igreja rezaram a primeira novena cristã. Este ato é repetido sempre que alguém, ou uma comunidade faz uma novena.

Você também poderá ter seu nome e suas intenções incluídas nas ofertas de nossas novenas. Clique aqui e rezaremos por você! 

Como rezar uma novena

Como o nome diz, trata-se de uma devoção onde o fiel ou um grupo, reza a Deus, por intercessão de algum santo, ou, mais especialmente da Santíssima Virgem, durante nove dias consecutivos.

Ao longo dos séculos surgiram várias novenas e cada uma com sua característica própria. Mas o que é comum em todas, são os nove dias. Nesse período, louvamos e agradecemos a Deus por seu imenso amor, especialmente, por meio da Virgem Maria, dos Anjos e dos santos, pois, é por meio deles que recebemos as graças que pedimos a Ele.

Quando rezamos uma novena estamos seguindo o conselho do Nosso Senhor, que disse: “rezar sempre sem cansar-se” (cf. Lc 18, 1). Este conselho foi ilustrado pelo Divino Mestre com a parábola da viúva que, com grande insistência, implorava ao juiz que lhe fizesse justiça diante de seu adversário (cf. Lc 18, 1-8).

Recordamos também o conselho de São Paulo “Rezai sem cessar” (1Tes 5,17)

Mas, para sermos atendidos devemos ter, antes de tudo, humildade e não sermos como o fariseu do evangelho:

“Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”

Nesta parábola, Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina que é necessária humildade e reconhecermos que, sem Ele, nada podemos. Só assim qualquer novena ou outra oração que fizermos terá mérito, e será atendida

Exemplo de Novena

Uma das mais populares novenas é a da Medalha Milagrosa.

No ano 1832, Paris foi tomada por uma violenta epidemia de cólera. Mais de vinte e duas mil pessoas morreram nesta ocasião. As Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente atendiam aos doentes e, não tendo mais remédios começaram a distribuir as medalhas de Nossa Senhora das Graças por todos os leitos do hospital e pelo povo em toda cidade. Foi então que curas milagrosas começaram a acontecer. O povo então começou a dizer que aquela medalha era “milagrosa”. Por esta razão, até hoje, a medalha de Nossa Senhora das Graças é conhecida como a “Medalha Milagrosa”.

Nossa Associação está empenhada com a divulgação da devoção a Nossa Senhora das Graças. Temos certeza que este conforto espiritual será um amparo para milhares de pessoas que necessitam diariamente de ajuda e proteção da Mãe do Céu. Clique aqui, peça sua novena e medalha e compartilhe esta devoção.

Receba nossas Newsletters com artigos semanais. Cadastre-se!

Categorizados em: ,

Este artigo foi escrito poradmin