Medalha Milagrosa

Filipinas prepara outra grande celebração de Fé: os 450 anos do Santo Menino de Cebú

Cebú - Filipinas (Quarta-feira, 18-03-2015, Gaudium Press) A história do Santo Menino de Cebú, a imagem do Divino Menino Jesus mais antiga das Filipinas, é falar da história mesma da evangelização do país. A venerada imagem fui atraída ao território pelo explorador português Fernando de Magalhães na primeira expedição espanhola em 1521 e redescoberta pelos missionários Agostinhos em 1565, quando se levou a cabo de maneira efetiva a introdução da religião Católica na nação.

"O Senhor Santo Menino simboliza adequadamente a Cristianização das Filipinas. Como tal, seu significado em nossa história não pode ser negada", afirmou o Padre Harold Ll. Rentoria, Diretor executivo do Comitê Kaplang. O termo "Kaplang" significa "encontro" em cebuano e se refere ao fato de que a imagem, que teve que ser abandonada nas Filipinas após a morte de Magalhães por parte dos expedicionários, foi encontrada completamente preservada décadas depois em uma cabana afetada por um incêndio. O lugar da descoberta é hoje o Santuário do Santo Menino de Cebú.

Os 450 anos do Kaplang são ainda a celebração da presença da comunidade dos Agostinhos nas Filipinas e o aniversário número 50 da elevação do Santuário do Santo Menino à dignidade da Basílica Menor por parte do Papa Paulo VI. A grande celebração, que se espera que seja notavelmente multitudinária -o Santo Menino convocava milhões de fiéis em sua festa anual- se levará a cabo no dia 28 de abril.

Se programou que Bispos de todo o país estejam presentes em Cebú para concelebrar a Eucaristia de comemoração do aniversário, a qual será presidida pelo Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila. As doações que os milhões de peregrinos realizem nesta ocasião serão destinadas ao projeto de restauração do Santuário, o qual sofreu avarias durante o terremoto de 7,2 graus de magnitude ocorrido em outubro de 2013. O lema da celebração será "Senhor Santo Menino: Esperança do Povo. (GPE/EPC)

Gaudium Press 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.