Medalha Milagrosa

6ª Bem-aventurança, indicada pelo papa, é tema da Jornada Diocesana da Juventude 2015

10 mar 2015 (CNBB) - “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” é o tema desta edição da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), celebrada em 29 de março na maioria das dioceses, por ocasião do Domingo de Ramos. O evento é equiparado a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas em âmbito diocesano.

A 6ª Bem-aventurança foi indicada como tema pelo papa Francisco. Em carta, o pontífice destacou que “continuamos a nossa peregrinação espiritual para Cracóvia, onde em julho de 2016 se realizará a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude. Como guia do nosso caminho escolhemos as Bem-aventuranças evangélicas. A cada três anos, os jovens se reúnem em uma concentração mundial. Este ano refletiremos sobre a sexta Bem-aventurança”.  

De acordo com o subsídio disponibilizado pela Pastoral Juvenil, disponível para download no site dos Jovens Conectados, “as Bem-aventuranças, além de uma proposta nova de vida e de promessas, exigem de nós conversão, ou seja, mudança de rota”.

A cada ano os jovens são chamados a celebrar a JDJ nos grupos jovens, paróquias e diferentes expressões juvenis, em sintonia com a diocese e com o papa. Esta edição da Jornada Diocesana da Juventude também aproxima o jovem da Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45).

Saiba mais sobre a JDJ

Desde 1986, sob instituição de São João Paulo II, a Igreja celebra no Domingo de Ramos, o Dia Mundial da Juventude. Cada diocese do mundo é chamada a organizar uma concentração com os jovens pertencentes às paróquias, movimentos, pastorais e novas comunidades daquele território, fazendo acontecer as Jornadas Diocesanas da Juventude.

A convocação é feita pelo papa, que sempre propõe uma temática específica aos jovens e encaminha uma carta a ser meditada e aprofundada. No Brasil, a JDJ acontece no mesmo período em que a Igreja celebra a Campanha da Fraternidade e, quando possível, deve ser realizada em consonância com as reflexões propostas pelo episcopado para a quaresma.

A data tradicional para a realização das Jornadas Diocesanas da Juventude é o Domingo de Ramos, quando os jovens são convidados a acolher Jesus e sua mensagem, assim como o povo de Jerusalém o acolheu com ramos. Mas caso a celebração interfira na participação dos jovens nas celebrações da Semana Santa em suas comunidades e paróquias, pode-se celebrar a data em outro momento apropriado, a fim de que a maioria dos jovens possa participar.

CNBB com informações dos Jovens Conectados 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.