Medalha Milagrosa

Porto Alegre prepara-se para celebrar a 140ª Festa dos Navegantes

Foto: http://www.arquidiocesepoa.org.br/

Porto Alegre - Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 13-01-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, está se preparando para as atividades comemorativas da 140ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que é realizada sempre no dia 2 de fevereiro. Considerada uma das maiores festas mariana do Estado, o evento sempre conta com a participação de milhares de fiéis e devotos da Mãe dos Navegantes na missa e procissão programadas para a ocasião. Este ano, a estimativa é de reunir 300 mil pessoas.

Em preparação a festa, será realizada uma novena, que terá como tema a primeira exortação apostólica do Papa Francisco, a "Alegria do Evangelho". Também antes da solenidade oficial, as paróquias da arquidiocese gaúcha estão recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, com o objetivo de motivar os fiéis a vivenciarem a fé na Mãe dos Navegantes, além de convidar e motivar às comunidades para a festa.

Até hoje, dia 13 de janeiro, a imagem da santa estará na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no bairro Rio Branco. Às 17h de hoje a imagem irá visitar o Santuário Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipanema, e lá permanecerá até o dia 15 de janeiro, às 9h. O último deslocamento da imagem ocorrerá no dia 15, às 10h, em direção à Paróquia Nossa Senhora das Dores, situada no Centro da capital gaúcha. Ficará neste local até às 10h do dia 16, retornando então para o Santuário de Navegantes.

Os organizadores do evento informam que um dos destaques da programação deste ano será a presença do representante do Papa no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D'Aniello, que presidirá a Missa de encerramento.

Ainda dentro das novidades desta edição da festa, está um documentário que retrata os 140 anos da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes e uma exposição fotográfica com imagens impressas em 60 painéis. O slogan deste ano da festa será: "Navegantes: Há 140 anos um espaço de fé, cultura e solidariedade".

Devoção

A Festa de Navegantes em Porto Alegre é uma das maiores celebrações religiosa da Capital gaúcha. A devoção à santa é uma herança lusitana. A Fé foi transmitida aos gaúchos pelos navegadores portugueses, que consideram Maria, mãe de Jesus, como a santa protetora dos mares. Em Porto Alegre, cidade de colonização açoriana, os imigrantes encomendaram ao escultor João Alfonso Lapa, que vivia em Portugal, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

A obra chegou a Capital gaúcha em 1871, e em 1875, foi concedida a licença para a construção da capela de Nossa Senhora dos Navegantes em um terreno doado. A primeira procissão ocorreu no dia 2 de fevereiro daquele ano. Ao amanhecer, por terra. À tarde, pelo rio. A imagem foi levada da igreja de Nossa Senhora do Rosário à capela do Menino Deus, onde permaneceu até a inauguração do santuário, em 1876.

Um incêndio atingiu a paróquia em 1910 e destruiu a imagem trazida de Portugal. A reconstrução da igreja foi feita pelos devotos, e uma nova imagem foi encomendada ao mesmo escultor. A reinauguração ocorreu em 1913. O local até hoje recebe a festa de Navegantes. (FB)

Gaudium Press

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.