Medalha Milagrosa

Diocese de Sobral (CE) envolve juventude na promoção da paz

A diocese de Sobral (CE) realiza neste sábado, 13, em Cariré (CE), o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado normalmente no final de outubro. Na ocasião, haverá a entrega da cartilha “Curtir a Paz é defender a vida – Não deixemos que nos roubem a paz”, uma ação do projeto diocesano “Sobral Curte Paz”. O DNJ, segundo membros da diocese, será um importante momento para divulgar a iniciativa.

“Sobral Curte Paz” é uma proposta do bispo diocesano, Dom Odelir José Magri, para transformar a realidade da região, que enfrenta o crescimento de gangues, tráfico de drogas e outras formas de violência. Iniciado no dia 13 de maio deste ano, o projeto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a realidade local, a partir da palavra de Deus; promover a cultura da paz e buscar ações concretas contra a violência.

“Promover a cultura da paz é, em si, o processo, o aprendizado e a meta. O grande desafio é que essas mudanças não dependem apenas da ação dos governos, nem somente de uma mudança de postura individual. Elas precisam ocorrer em vários níveis: indivíduo, família, comunidade, organizações privadas e públicas e Estados nacionais”, explica Dom Odelir.

De acordo com o bispo, é necessário implementar a educação para a paz em diferentes realidades, como família, escolas, empresas e comunidades, formação de lideranças, promoção da participação cidadã e criação de espaços de cultura, arte, lazer e esporte. Estas e outras medidas reduzirão a violência por meio da implantação da desejada cultura de paz.

No dia 13 de cada mês haverá celebração eucarística nas igrejas da diocese. 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.