Medalha Milagrosa

Simpósio Bíblico Internacional é realizado em Porto Alegre

Porto Alegre - Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 08/09/2014, Gaudium Press) A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), através do Departamento de Cultura Religiosa e do Programa de Pós-Graduação em Teologia, realizará de 30 de setembro a 3 de outubro o Simpósio Bíblico Internacional. A atividade, que terá como tema "Novas perspectivas no estudo do Novo Testamento", acontecerá no auditório da Famecos, a Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS, na cidade de Porto Alegre.

Destinado a alunos de graduação, pós-graduação e extensão, alunos de Humanismo e Cultura Religiosa, líderes de comunidades, agentes de pastoral das paróquias e demais interessados, o simpósio tem como objetivo expor, de modo sucinto e sistemático, as consequências da aplicação de novas tecnologias, descobertas e abordagens para a inovação do estudo do Novo Testamento. Durante o evento, serão apresentadas as mais recentes discussões e pesquisas sobre o Novo Testamento como um todo e dos escritos paulinos, em particular.

No primeiro dia de atividade, no dia 30 de setembro, o professor e doutor em Ciências da Religião Flávio Schmitt falará sobre as novas perspectivas no estudo do ambiente religioso do Novo Testamento, com enfoque no "Império Romano". Neste momento do evento, serão refletidas as religiões do Império (religião civil, religião doméstica, religiões mistéricas) e a paz romana.

Já no dia seguinte, 1º de outubro, o professor Irineu J. Rabuske proferirá uma palestra sobre as novas perspectivas no estudo do texto do Novo Testamento, com enfoque para "A transmissão do texto e tradições textuais". Rabuske apresentará os principais manuscritos, as novas descobertas e o estudo comparativo de manuscritos. Além disso, o palestrante Cássio Murilo Dias da Silva falará sobre o método genealógico baseado na coerência, com destaque para as edições críticas do Novo Testamento e o método genealógico.

No terceiro dia de simpósio, o assunto será sobre as novas perspectivas do ambiente social do Novo Testamento, com enfoque para as "Origens cristãs". O professor e doutor em Teologia Eduardo de la Serna abordará as seguintes temáticas: inserção no Império Romano; mundo urbano e mundo rural e realidade e confrontos.

No dia 3 de outubro, Eduardo de la Serna ainda falará sobre as novas perspectivas no estudo da Teologia do Novo Testamento, ressaltando o tema "Paulo". Ele meditará sobre a biografia e cronologia de Paulo e o epistolário e teologia. O simpósio terá uma carga horária de 16 horas/aula e será fornecido certificado a todos os que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.pucrs.br/eventos/simposiobiblico até o dia 30 deste mês. (FB)

Gaudium Press

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.