Medalha Milagrosa

Diocese de Caxias do Sul comemora 80 anos

Para comemorar os 80 anos de sua criação, no dia 08 de setembro, a diocese de Caxias do Sul (RS) celebrará uma missa solene na catedral diocesana, presidida pelo bispo Alessandro Ruffinoni, às 12h. Dom Alessandro usará na missa o báculo (cajado) do primeiro bispo da diocese, dom José Barea.

 “Vamos agradecer a Deus por esses 80 anos, que foram marcados por muita fé e coragem da comunidade. Também pedir a Deus que nos auxilie a viver cada vez mais com alegria e vigor a missão dada por Ele”, afirmou dom Alessandro.

A programação da comemoração também prevê para setembro a Semana Teológica, com o tema “Fé Cristã em Tempo de Mudança”, entre os dias 8 e 11, no auditório do Colégio Murialdo, além das visitas pastorais do bispo em cada paróquia ao longo do ano jubilar, que se encerra em 8 de setembro de 2015.

As atividades continuam em outubro, para quando estão previstos o lançamento do documentário com a história da diocese contada a partir de padres de diferentes gerações; o lançamento do livro “Seminário Aparecida, 75 anos cultivando vocações”, na Feira do Livro de Caxias do Sul; e o encontro para seminaristas, no dia 11, no Seminário São José.

A diocese

A diocese de Caxias foi criada em 8 de setembro de 1934, pela Bula Quae Spirituali Christifidelium do papa Pio XI, por desmembramento da arquidiocese de Porto Alegre. Ela passou a ser chamada diocese de Caxias do Sul a partir de 10 de novembro de 1966, por decreto da Sagrada Congregação Consistorial.

Hoje, a diocese é composta por 31 municípios, dois santuários diocesanos e 70 paróquias.

CNBB com informações da diocese de Caxias do Sul 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.