Medalha Milagrosa

Papa no Angelus: "Igreja, barco que enfrenta tempestades com a fé"

Cidade do Vaticano, 10 ago 2014 (RV) – Como habitualmente, o Papa Francisco rezou a oração mariana de seu balcão na Praça São Pedro e comentou o Evangelho deste domingo.

No episódio da tempestade no lago, narrado por São Mateus, Jesus vai ao encontro dos apóstolos, lhes diz para não terem medo e salva do perigo Pedro, que está para sucumbir por falta de fé. “Este relato, disse o Pontífice, é um belo ícone, uma bela imagem da fé do apóstolo Pedro”.

Pedro começa a afundar quando desvia o seu olhar de Jesus, deixando-se arrastar pelas adversidades que o circundam. “No personagem de Pedro, com os seus ímpetos e suas fraquezas, está descrita a nossa fé: sempre frágil e pobre, inquieta e, contudo vitoriosa, a fé do cristão caminha ao encontro do Senhor ressuscitado , em meio às tempestades e aos perigos do mundo”.

Concluindo o comentário evangélico, o Papa sublinhou a importância da cena final, “quando Jesus sobe para o barco onde se encontram os discípulos, irmandados pela experiência da fraqueza, da dúvida, do medo, da “pouca fé”, tudo muda: o vento acalma, a tempestade desaparece. E então todos se sentem unidos, na fé Nele. E adoram Jesus…”.

“Esta – disse Francisco – é uma imagem eficaz da Igreja: um barco que tem que enfrentar as tempestades e que por vezes parece estar sendo arrastado pelas ondas. Aquilo que a salva não são as qualidades e a coragem de seus homens, mas sim a fé que permite caminhar mesmo em meio a dificuldades. A fé nos dá a certeza da presença de Jesus ao nosso lado, de sua mão que segura a nossa para salvar-nos dos perigos”.

O Pontífice concedeu a todos a sua bênção apostólica, e se referiu à sua 3ª viagem internacional, que tem início dia 13, quarta-feira. O Papa retornará da Coréia no dia 18, segunda-feira. Como sempre, pediu orações e a todos desejou bom domingo e… um bom almoço! (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.