Medalha Milagrosa

Igreja: Bispos lusófonos reúnem-se em Angola

Foto: Agência Ecclesia

Lisboa, 21 jul 2014 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai estar em Luanda, Angola, a partir de hoje e até ao dia 28 de julho, para participar num encontro alargado de bispos lusófonos.

Em declarações concedidas à Agência ECCLESIA, o secretário-geral do episcopado português destaca a iniciativa como uma oportunidade para os responsáveis católicos dos diferentes países debaterem “desafios pastorais comuns” e colocarem sobre a mesa as “respostas possíveis”.

De acordo com o padre Manuel Barbosa, o “tema de fundo”, que será alvo de reflexão numa sessão pública na Universidade Católica de Angola, é “o papel transformador do Evangelho na sociedade à luz da exortação apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho)”, do Papa Francisco.

Em causa estará a missão da Igreja “junto dos mais pobres, junto do mundo económico e político” e também no exercício da “advocacia social”.

D. Manuel Clemente, em conjunto com representantes de outros países de língua oficial portuguesa, como o presidente da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros, D. Raimundo Assis, vai integrar o núcleo de oradores desse colóquio.

Além da apresentação e reflexão à volta da realidade católica, e social, de cada país lusófono, os bispos vão ter ocasião de se encontrar com as autoridades angolanas e conviver com as comunidades locais.

Está prevista uma deslocação da comitiva a Benguela, onde será celebrada uma eucaristia em homenagem aos 50 anos de ordenação sacerdotal do bispo emérito de Benguela, D. Óscar Braga.

Na agenda está também programada uma missa na igreja da Sagrada Família, em Luanda, presidida por D. Manuel Clemente.

Esta é a primeira vez que os bispos lusófonos se reúnem em Angola, depois de já terem passado por Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“O ir a cada país não é por uma questão de mera organização, a intenção é visitar as realidades locais, haver este intercâmbio de experiências, não só a partir da voz dos bispos mas também das pessoas que estão nessas comunidades”, complementa o secretário-geral da CEP.

A organização deste encontro dos bispos lusófonos em Luanda é da responsabilidade da Conferência dos Bispos de Angola e São Tomé e Príncipe, com a colaboração da Fundação Fé e Cooperação, organização de apoio ao desenvolvimento ligada ao episcopado português. JCP

Agência Ecclesia 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.