Medalha Milagrosa

Francisco: cultivar a paz é preciso, mas o verdadeiro agricultor é Deus

Cidade do Vaticano, 26 jun  2014 (RV) – O tema da paz esteve no centro do discurso que o Papa Francisco dirigiu aos membros da Congregação para as Igrejas Orientais e os representantes da ROACO (Reunião para Obras de Auxílio às Igrejas Orientais), por ocasião de sua Assembleia Plenária.

O Pontífice falou sua recente viagem à Terra Santa e o encontro sucessivo de oração, nos Jardins Vaticanos, na presença do Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu, e dos presidentes de Israel e da Palestina. Na ocasião, o Papa recordou que foi plantada simbolicamente uma oliveira.

“Quem se empenha em cultivar, não deve esquecer, porém, que o crescimento depende do verdadeiro agricultor, que é Deus. Não obstante as graves feridas que sofre ainda hoje, a paz sempre pode ressuscitar”, disse Francisco, agradecendo aos presentes por colaborarem com a caridade para esse “canteiro de obras”.

Com a caridade e a unidade, disse ainda o Papa, será possível combater as discriminações que ainda persistem contra os cristãos. Mas com o apoio de toda a Igreja, Francisco está certo de que poderão “preservar a certeza de que o fogo de Pentecostes e a potência do Amor podem deter o fogo das armas, do ódio e da vingança”.

De modo especial, o Papa expressou sua solidariedade aos irmãos e irmãs da Síria e do Iraque, e aos países onde a ROACO atua, como Ucrânia e Romênia, agradecendo pelo auxílio que prestam a deslocados, refugiados, marginalizados e jovens.

E em vista do Sínodo sobre a Família, em outubro, o Pontífice conclui pedindo que os membros da ROACO priorizem também este âmbito, à luz da Exortação apostólica Ecclesia in Medio Oriente. Com efeito, recordou, a Santa Família de Nazaré viveu “a dor da perseguição, da emigração e do duro trabalho cotidiano”, e portanto nos ensina “a confiar no Pai, a imitar Cristo e deixar-se guiar pelo Espírito Santo”. (BF)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.