Medalha Milagrosa

Tour virtual permite visitar três significativos templos em honra a Santa Teresa de Jesus

Ávila - Espanha (Sexta-feira, 06-06-2014, Gaudium Press) Os devotos de Santa Teresa de Jesus, cujo quinto centenário de nascimento se comemorará em 2015, podem agora conhecer através das novas tecnologias dois importantes templos como parte do projeto Lugares Teresianos, que havia sido lançado em meados de 2013 com o convento edificado no lugar de nascimento da Santa. Os novos acréscimos ao projeto são o Mosteiro de São José em Ávila (Espanha), primeira fundação da reformadora carmelita, e Alba de Tormes, a oitava fundação e lugar onde se conservam as relíquias da Santa religiosa.

Foto: Gaudium Press

A iniciativa se apresenta como parte das celebrações que permitem conhecer mais de perto a figura da Doutora da Igreja. "Durante os anos prévios ao aniversário nos aproximamos a ela através de seus escritos", comenta a apresentação. "Agora abrimos uma janela. Os convidamos a conhecer os lugares teresianos por excelência".

Os Lugares Teresianos contam agora com uma plataforma gráfica que permite observar os templos com uma visão de 360 graus em alta resolução, com algumas ajudas adicionais como fotografias independentes e vídeos. A experiência imersiva abre as portas dos templos a milhões de fiéis que não poderiam viajar até a Espanha e admirar em detalhe a beleza e o simbolismo dos principais lugares de culto ligados a vida de Santa Teresa.

De fato, o primeiro dos lugares que foi incluído na iniciativa culminou com êxito um trabalho de restauração de 10 meses de duração e para a qual se destinaram importantes contribuições das comunidades carmelitas de todo o mundo, assim como o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico de Castilla e León. "Foi impressionante como chegaram donativos de todas as partes do mundo. Todos os conventos querem ajudar neste importante trabalho", comentou o Vigário Geral da Ordem, Padre Emilio José Martínez. "Neste dia é obrigatório pensar na generosidade que tiveram as Irmãs e Irmãos carmelitas diante deste projeto".

A visita aos templos está traduzida para o inglês, francês e italiano e pode ser acessada através de um navegador web sem necessidade de programas adicionais. Segundo a Fundação V Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Jesus, o projeto se desenvolve "com a intenção de seguir crescendo e poder mostrar mais lugares teresianos", para que "a partir qualquer parte do mundo possa se visitar o legado de Santa Teresa".

A visita virtual pode ser feita através do portal de Lugares Teresianos (http://www.lugaresteresianos.com/). (EPC)

Gaudium Press 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.