Medalha Milagrosa

Papa preside à grande celebração de agradecimento pela canonização de Anchieta

Cidade do Vaticano, 24 abr 2014 (RV) – Na tarde desta quinta-feira, às 18h, o Papa Francisco preside na Igreja de Santo Inácio, no centro de Roma, a Missa em ação de graças pela canonização de S. José Anchieta.

O Pontífice assinou o decreto relativo ao Apóstolo do Brasil no último dia 3 de abril. “A pedido do Papa, será uma missa simples”, declarou o Vice-Postulador da Causa, Pe. Cesar Augusto dos Santos, que é também o responsável pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano.

A liturgia, como não poderia deixar de ser, será a da quinta-feira da oitava de Páscoa. Escolheram-se cantos tradicionais do repertório cantado nas missas no Brasil, já que a comunidade brasileira em Roma se reunirá para esta ocasião.

Em especial, será executado o hino de Anchieta, que será cantado no fim da missa. Após a bênção final, o Papa descerá os poucos degraus do altar e se dirigirá diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida e de uma relíquia do Padre Anchieta e ali serão cantadas duas estrofes do hino a Nossa Senhora.

Para esta ocasião, foram feitos livretos próprios e santinhos com a nova imagem de Anchieta (foto) e uma nova oração. Nesta nova imagem, se procurou dar uma nova visão do Padre Anchieta. “Durante 400 anos, foi veiculada uma imagem de uma pessoa de mais idade, cercada de índios e animais, com ar severo. Procuramos nessa nova imagem um Anchieta jovem, com ar de ternura e sem estar circundado por ninguém”, explicou Pe. Cesar.

Para a Igreja, durante a celebração, foi confeccionada uma grande tela de três metros de altura com esta nova imagem.

Estarão presentes cardeais, bispos, devotos de Anchieta e autoridades brasileiras. A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia ao vivo, com comentários em português, a partir das 17h50 - horário de Roma (12h50 – horário de Brasília).

Ouça a reportagem completa, com a entrevista ao Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador, clicando acima.

Oração

São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,
poeta da Virgem Maria,
intercede por nós,
hoje e sempre.

Dá-nos a disponibilidade
de servir a Jesus
como tu serviste nos
mais pobres e necessitados.

Protege-nos de todos os males
do corpo e da alma.

E, se for da vontade de Deus,
alcança-nos a graça
que agora te pedimos
(Pede-se a graça)

São José de Anchieta,
rogai por nós!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória.

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.