Medalha Milagrosa

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Desatadora dos Nos.jpg

Nossa Senhora já desatou os nós da vida de incontáveis pessoas ao redor do mundo e agora pode lhe ajudar também. A devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós tem a sua origem na Alemanha, mais precisamente na cidade de Augsburg, onde é conhecida como Maria Knotenlöserin (do alemão knot, nó e löser, desatar). 

Por volta do ano de 1700 o padre da capela de St. Peter am Perlach pediu ao pintor Johann Georg Melchior Schmidtner que fizesse um quadro de Nossa Senhora. Para compor a obra o artista se inspirou nas palavras de Santo Irineu, bispo de Lyon, na França, que viveu no século III: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria, por sua obediência, o desatou”.

Como se pode ver, a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é belíssima e cheia de simbolismos. Maria é retratada como a mulher do Apocalipse: “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher, revestida de sol, a lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12, 1).

Acima de Nossa Senhora vemos a pomba, representando o Espírito Santo, que a ilumina e santifica. Sob seus pés está a cabeça da serpente, que é o símbolo do demônio, do mau e do pecado.

À direita vemos um anjo que segura uma fita branca, toda embaraçada e cheia de nós. Nossa Senhora, com cuidado e bondade, desata cada um dos nós e entrega a fita, completamente lisa e restaurada, para o outro anjo que está à esquerda.

Na parte de baixo vemos duas pequenas figuras representando o Arcanjo São Rafael guiando o jovem Tobias em sua viagem.

Papa Francisco também é devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Em 1986 o então Pe. Jorge Bergoglio estava estudando na Alemanha e passava por muitas provações. Foi nesta ocasião que ele conheceu o quadro de Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Chegando à Capela de St. Peter am Perlach, ele observou a imagem detidamente, ajoelhou-se diante da bela figura de Maria e rezou: imediatamente sentiu que alguns nós se desatavam na sua vida.

Depois disto ele voltou para a Argentina e levou em sua bagagem alguns santinhos da Desatadora dos Nós, que distribuiu entre amigos e conhecidos. Quando de sua ordenação para Bispo Auxiliar de Buenos Aires, o Pe. Bergoglio escolheu, como lembrança da cerimônia, o santinho de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que ele mesmo distribuiu entre os presentes.

Atualmente na Igreja de San José del Talar, em Buenos Aires, encontra-se uma réplica do quadro original, pintada por uma artista argentina. A imagem é visitada incansavelmente por milhares de fiéis e peregrinos que se aproximam para rezar e pedir que Maria desate os nós das vidas de cada um.

Nos dias de hoje esta devoção é amplamente conhecida em todo o Brasil, onde a Desatadora dos Nós possui algumas igrejas e capelas a Ela dedicadas, e incontáveis devotos espalhados por todo o país.

Assim como Nossa Senhora já desatou os nós das vidas de incontáveis fiéis em todo o mundo, inclusive do atual Papa Francisco, agora Ela também pode lhe ajudar.

A Campanha Nossa Senhora das Graças oferece aos seus amigos e benfeitores o cartão com a imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, juntamente com a explicação sobre o signi¬ficado e o simbolismo da devoção. Sugerimos que todos levem o cartão sempre consigo e, nos momentos de necessidade, peçam a Nossa Senhora que desate todos os nós que atrapalham as suas vidas.

Desejando receber também em sua casa o cartão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, entre em contato conosco através do e-mail:

[email protected]

Ou converse com um dos nossos atendentes pelo telefone:

(11) 3294-6000

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.