Medalha Milagrosa

Santo Padre instituiu a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores

Cidade do Vaticano, 22 mar 2014 (RV) – O Santo Padre instituiu neste sábado (22) a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, anunciada em 5 de dezembro de 2013. A tarefa principal do grupo constituído será a de preparar os Estatutos da Comissão, que definirão as competências e as funções do organismo.

Por ocasião da publicação do comunicado sobre a Comissão para a Tutela dos Menores, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que “continuando o empenho de seus Predecessores e tendo ouvido o parecer de diversos Cardeais, de outros membros do episcopado e de especialistas na matéria, o Papa Francisco decidiu constituir uma Comissão para a tutela dos menores”.

“O Santo Padre deixa claro que a Igreja deve ter a proteção dos menores entre as suas mais altas prioridades – disse Lombardi - e para promover a iniciativa neste campo hoje, o Papa indicou os nomes de diversas personalidades altamente qualificadas e conhecidas pelo seu empenho sobre este tema”.

“Este grupo inicial – continuou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé - é agora chamado a trabalhar expeditamente e colaborar em diferentes tarefas, entre as quais: elaborar a estrutura final da Comissão - definindo qual o seu objetivo e responsabilidades -, e propor os nomes de ulteriores candidatos, em particular de outros continentes e países, que possam ser chamados para trabalhar nesta comissão”.

Pe. Federico Lombardi reiterou que “na certeza de que a Igreja deve desenvolver um papel crucial neste campo, e olhando o futuro sem esquecer o passado, a Comissão adotará uma abordagem múltipla para promover a proteção dos menores, o que compreenderá a educação para prevenir o abuso de menores, os procedimentos penais contra as agressões aos menores, os deveres e responsabilidades civis e canônicas e o desenvolvimento das “melhores práticas” que foram individuadas e desenvolvidas na sociedade no seu conjunto”.

“Neste modo e com a ajuda de Deus – concluiu o jesuíta – esta Comissão contribuirá à missão do Santo Padre em responder à sagrada responsabilidade de assegurar a segurança da juventude”.

Fazem parte da comissão constituída pelo Santo Padre a Dra. Catherine Bonnet, da França, a Sra. Marie Collins, da Irlanda, Prof. Sheila Hollins, do Reino Unido, o Cardeal Sean Patrick O’Malley, dos Estados Unidos, o Prof. Claudio Papale, da Itália, Hanna Suchocka, da Polônia, o Rev.do Humberto Miguel Yáñez, SJ, da Argentina e o Rev.do Hans Zollner, SJ, da Alemanha. (JE)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.