Medalha Milagrosa

Igreja no México celebra a Quaresma com os encarcerados

Monterrey - México (Quinta-feira, 06-03-2014, Gaudium Press) No estado de Nuevo León (México), os presos viveram a quarta-feira de Cinzas, início do tempo litúrgico da Quaresma, de uma maneira especial. Cerca de 200 sacerdotes realizaram uma visita a três prisões, com o objetivo de disponibilizar aos presos o sacramento da Penitência e impor as cinzas, sinal do desejo de conversão, sacrifício e busca pela misericórdia divina.

Foto: Gaudium Press

"Queríamos que fosse um ato em primeiro lugar que nos ajudasse como sacerdotes a tomar consciência do dever que temos de ajudar nossos irmãos que estão em piores condições", explicou o Arcebispo de Monterrey, Dom Rogelio Cabrera, em declarações difundidas pela agência Zenit. A iniciativa é, de acordo com o prelado, uma oportunidade de "levar uma palavra de esperança e encorajamento para aqueles que estão nas prisões".

Para fazer possível esse apostolado durante a quarta-feira de Cinzas, contou-se com a colaboração de uma grande quantidade de sacerdotes pelas restrições próprias dos centros penitenciários. "Entramos às 10h para começar a celebração por volta das 10h30", explicou o Arcebispo.

A atividade foi promovida através dos canais institucionais da Arquidiocese como um chamado aos sacerdotes para experimentar "a alegria de estender a Boa Nova, de compartilhar o tesouro que lhes foi confiado, para consolar os corações aflitos e dar esperança aos irmãos privados de sua liberdade".

Dom Cabrera recordou, por ocasião do início da Quaresma, que é este "o momento propício para despojar-nos de toda superficialidade, a mesma que atenta e destrói a dignidade humana". O Arcebispo recomenda "não só realizar sacrifícios aos privar-nos de algum tipo de alimento, mas nos perguntar o que estamos fazendo para ajudar os mais necessitados". (GPE/EPC)

Gaudium Press 

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.