Medalha Milagrosa

Bispo da Nicarágua fala da relação da palavra de Deus com o mundo

Foto: CNBB

O secretário geral da Conferência Episcopal da Nicarágua, dom Silvio Báez, destacou a importância da Palavra de Deus para o mundo de hoje na conferência que proferiu na tarde de ontem, 27, durante o 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4-Comla 9), em Maracaibo. “Se não oferecemos a palavra de Deus ao mundo, o que temos a oferecer? Toda a evangelização está fundada sobre esta Palavra escutada, meditada, vivida, celebrada e testemunhada”, disse, citando a Exortação Apostólica ‘Alegria do Evangelho’ divulgada ontem pelo papa Francisco.

Dom Báez recordou que a Igreja “lamentavelmente” já assumiu posições que levaram a antagonismos em relação ao mundo. Em sua opinião, constituíram-se em atitudes equivocadas na sua relação com o mundo. “Uma Igreja sobre o mundo, em atitude de arrogância; contra o mundo, fora do mundo (postura de fuga), frente ao mundo (competidora do poder religioso e secular), paralela ao mundo (com sua própria historia de salvação)”, disse.

Em relação à Palavra de Deus, dom Báez disse ser necessário responder a três perguntas que são, respectivamente, de ordem antropológica, teológica e pastoral: o ser humano é capaz de escutar a palavra de Deus?; o ser humano é capaz de entrar em diálogo? que comporta pastoralmente a relação da palavra de Deus e a realidade.

Segundo dom Báez, a primeira função da Palavra de Deus é com os discípulos. “O discipulado missionário se fundamenta na escuta de Cristo e na comunhão com Ele. É uma participação no seu modo de ver”.

O bispo mostrou também a relação que há entre a Palavra de Deus e o Reino de Deus. “É necessário redescobrir a urgência de anunciar a palavra para que venha o reino de Deus pregado por Jesus Cristo”, sublinhou.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.