Medalha Milagrosa

Dioceses promovem estudo sobre renovação das paróquias

Foto: CNBB

O texto de estudo 104 da CNBB tem sido bastante discutido nas dioceses de todo o país. Nos dias 15 a 17 de novembro, o catecumenato da arquidiocese da Paraíba se reuniu e aproveitou a celebração dos 15 anos de sua caminhada para estudar o texto. Participaram do evento o arcebispo emérito, dom José Maria Pires, o teólogo Gil Braz e a integrante da comissão do tema central da Assembleia dos Bispos, que trabalha a renovação paroquial na CNBB, Ir. Maria Eugênia Lloris.

“É justamente neste momento em que a Igreja reflete a questão da paróquia, para que seja uma comunidade de comunidades, que a experiência do catecumenato mostra-se como um caminho viável para a formação do laicato. Um laicato que viva a sua vocação batismal com maturidade na fé”, afirmou Ir. Eugênia.

O assunto também esteve na pauta da assembleia da diocese Zé Doca (MA), realizada entre os dias 22 e 24 de novembro. Os párocos e as lideranças das comunidades tiveram a oportunidade de rever o plano de pastoral, que já prevê a setorização das paróquias. De acordo com Ir. Eugênia, que assessorou este encontro, “o estudo ajudou a refletir sobre quais são as caraterísticas da comunidade cristã e em que nível estão na diocese, vislumbrando a necessidade de continuar em um dinamismo crescente de missão e formação das suas lideranças”.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.