Medalha Milagrosa

Missionários brasileiros que atuam na Europa encontram-se na Bélgica

Foto: CNBB

Com a finalidade de partilhar experiências a partir da realidade dos migrantes e missionários brasileiros que vivem no continente europeu, aconteceu o 1º Encontro de Missionários Brasileiros que atuam na Europa. O evento ocorreu em Bruxelas, Bélgica, de 21 a 23 de outubro, e foi organizado pelo padre José Mario Ribeiro e a equipe de leigos e religiosas, com o apoio da Pastoral dos Brasileiros no Exterior (PBE).

O bispo de Caxias do Sul (RS) e referencial da PBE, dom Alessandro Ruffinoni, acompanhou o encontro e agradeceu aos missionários pelo trabalho desenvolvido na Europa. “A Igreja do Brasil sente-se orgulhosa por estes filhos e filhas que dedicam o seu ardor missionário para o bem dos migrantes”, disse.

De acordo com dom Ruffinoni, participaram da reunião 33 pessoas entre padres, religiosas e leigos vindos da Bélgica, Alemanha, Suíça, Holanda, Inglaterra e Portugal. Também estiveram presentes o bispo auxiliar e o bispo emérito de Bruxelas, respectivamente, dom Jean Kockerol e dom Jean De Bie; o encarregado das comunidades de origem estrangeira, padre Eric Vancraeynest.  

No encontro, dom Jean Kockerol falou da importância dos migrantes na Igreja belga, que acolhe mais de 144 nacionalidades diferentes. Segundo o bispo, esta diversidade de povos enriquece e dá vida às comunidades locais.  “A Igreja belga aceita e está aberta à inculturação e vê nas comunidades estrangeiras uma bênção para a Igreja local”, acrescentou.

Já o padre Eric pediu aos missionários “para que não se formem guetos e ajudem os migrantes a se integrarem com a comunidade local”.

Dom Ruffinoni disse que este foi o primeiro encontro, mas que permanece o desejo de continuar. “Nós sentimos que precisamos nos conhecer melhor e nos encontrar para, juntos, nos encorajar e descobrir novos métodos de servir os irmãos migrantes”, concluiu.

O segundo encontro de missionários brasileiros na Europa irá acontecer em Vallendar, Alemanha, de 10 a 13 de novembro de 2014.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.