Medalha Milagrosa

Assembleia do Conselho de Leigos do Regional Sul 3

Foto: CNBB

“Leigos e leigas construtores do Reino: sua organização para uma ação política comprometida com os valores evangélicos”. Este foi o tema da assembleia do Conselho de Leigos do Regional Sul 3 da CNBB, realizada entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, em Porto Alegre (RS).

“O desenvolvimento do tema propiciou uma reflexão sobre a realidade do Reino de Deus e o compromisso dos cristãos leigos e leigas e de seu organismo. Outro aspecto trabalhado foi a história da organização laical, em particular do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e seus desafios atuais”, relata Geraldo Aguiar, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, que acompanhou o evento.

Os participantes avaliaram a caminhada do CNLB no Rio Grande do Sul e elegeram a nova coordenação: Mosart Longhi e Edi Pradier como presidente e vice- presidente, respectivamente. Simonne Pegoraro e Maria Beatriz Ferreira foram eleitas para a secretaria do Conselho, e Jorge Eduardo Carvalho e Vanderlei Andreolla como tesoureiros.

Para Edi Pradier, o “processo eleitoral se desenvolveu num clima de companheirismo, corresponsabilidade; cada um teve clareza de como ajudará na organização do laicato do Rio Grande do Sul. O Espírito Santo, realmente, conduziu o processo em mais uma etapa da história do laicato do CNLB Regional Sul 3 com os que assumiram a coordenação do nosso regional”.

A assembleia contou com a presença de 29 leigos, representando as dioceses do Regional. O bispo referencial para o laicato, dom Remídio José Bohn, também esteve presente. A presidente do CNLB, Marilza Jose Lopes Schiuna, foi uma das assessoras do encontro, e avalia que o evento foi “de suma importância para a caminhada do laicato no regional, seja pela eleição da nova presidência, seja pela retomada da organização do laicato pós Concílio Vaticano II e da própria história do laicato no Brasil e no Rio Grande do Sul”.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.