Medalha Milagrosa

Faleceu aos 63 anos Dom Joaquim Carreira, Bispo da Diocese de Guarulhos

Foto: CNBB

Guarulhos, 02 set 2013 (RV) - Faleceu às 23h45 deste domingo, 1º de setembro, Dom Joaquim Justino Carreira, Bispo da Diocese de Guarulhos (SP). Num comunicado, a Diocese lamentou a morte do Bispo - que tratava de um câncer no fígado - e “pede orações neste momento de dor e saudade! Cremos que a vida tem sempre a última palavra, e assim Dom Joaquim passa agora à presença Gloriosa de Nosso Senhor! Descanse em Paz”. A celebração de exéquias será na Catedral Nossa Senhora da Conceição, na data e horário ainda a serem informados, com também o dia do sepultamento.

Natural de Santa Catarina da Serra, Leiria (Portugal), ingressou jovem para o seminário, cursando Filosofia na Faculdade Anchieta (SP). Em Roma, prosseguiu os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1977, em Jundiaí (SP) e nomeado Bispo em 21 de maio de 2005, escolhendo como lema “Pax Vobis” A Paz esteja convosco (Jo. 20,21).

Durante sua trajetória episcopal, Dom Joaquim teve uma efetiva atuação como Diretor Espiritual da Pastoral da Mulher Marginalizada e de Moradores de Rua e SOS. Foi vigário das regiões pastorais VI, VII e VIII e Vigário Geral da Diocese de Jundiaí. Também prestou uma importante assessoria espiritual à Pastoral Familiar diocesana.  (CNBB/JE)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.