Medalha Milagrosa

No México, ordenado sacerdote de 71 anos

Cidade do México, 20 ago 2013 (RV) - Foi ordenado sacerdote na Catedral da Arquidiocese de Chihuahua, no México, em 15 de agosto passado, Enrique Martínez Domínguez, de 71 anos. Ele é viúvo desde 7 de fevereiro de 2011, tem 8 filhos e 18 netos com idades entre 1 e 17 anos. Quem contou sua história foi o jornal ‘El Heraldo’, de Chihuahua.

Enrique entrou no Seminário Arquidiocesano aos 17 anos, mas por motivos de saúde viu-se obrigado a abandonar os estudos. Após ser operado, trabalhou numa mina de ferro na cidade de Camargo, onde conheceu Guilhermina Rey, com quem casou-se em 1967. Antes de casar-se, ele fez duas tentativas de voltar ao seminário, porém, sem sucesso.

O casal sempre se dedicou ao apostolado, participando de iniciativas de solidariedade, como a construção de um jardim da infância, uma escola primária e uma secundária e de uma clínica, onde construíram uma capela.

Enrique foi ordenado Diácono Permanente em 8 de setembro de 1981, junto com um amigo. Ao perder sua esposa, ele pediu ao Arcebispo para permanecer no diaconato permanente, porém, vários sacerdotes lhe sugeriram que fosse ordenado sacerdote. "Ordenar um Diácono Permanente como Sacerdote não é o comum, é uma exceção, porque o nosso estatuto diz que o diaconato é até a morte, porém o Bispo pode ordenar alguém excepcionalmente", explicou Enrique. O Arcebispo Constancio Miranda submeteu o pedido à Santa Sé e obteve a aprovação após 1,5 anos.

“A morte de ‘Guile’ – como era chamada – provocou uma grande mudança na vida de Enrique: “a dor da despedida foi recompensada com esta nova graça por parte de Deus”, acrescentou.

Um dos seus filhos, Marcos, disse que “junto com meus irmãos estamos muito contentes por esta celebração que é a ordenação do nosso papai, entendendo o compromisso da educação que sempre nos proporcionou”.

Os diáconos permanentes podem ser casados ou solteiros. Os casados, ao ficarem viúvos e examinados cada caso em particular, com a permissão de um Bispo, podem ser ordenados presbíteros. (JE)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.