Medalha Milagrosa

Novena a São Francisco de Assis

O mundo inteiro ficou surpreso quando soube da eleição do Papa Francisco. E logo todos os jornalistas começaram a se perguntar quem era o papa argentino e porque escolhera o nome Francisco. Alguns pensaram em São Francisco Xavier, o jesuíta padroeiro das missões. Outros pensaram em São Francisco de Sales e, a maioria, em São Francisco de Assis.

Novena a Sao Francisco de Assis.jpgDesde o início do ano nós já tínhamos preparado uma campanha para difundir a devoção ao pobrezinho de Assis, escrevendo a novena e confeccionando as medalhas.

Qual não foi a nossa alegria quando vimos que o Papa escolheu seu nome em honra a São Francisco de Assis! A Providência Divina fez coincidir a nossa campanha com o começo do novo pontificado! E a importância e a atualidade de nossa campanha foram confirmadas pelas palavras do Papa Francisco:

“Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação, (...) Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”

A novena e a medalha foram enviadas aos aderentes da Campanha Nossa Senhora das Gharaças. A novena é uma adaptação, para a forma de oração, das palavras do Beato João Paulo II proferidas em sua visita a Assis e em uma carta escrita aos Ministros Gerais das Ordens Franciscanas. Portanto, são as palavras de um papa santo invocando outro santo!

A medalha foi cuidadosamente escolhida entre vários modelos. Nela vemos o santo de perfil com uma pomba nas mãos. Quisemos ressaltar, com ela, o amor de Francisco pela natureza e pelos animais. Ao mesmo tempo, a pomba é o símbolo da paz e nos lembra que ele é também o santo da paz.

E como o mundo hoje precisa de paz! Todos os dias vemos notícias de guerras pelo mundo e de violência em nossas cidades. As pessoas procuram a paz no recanto das famílias e muitas vezes não encontram... E o que mais desejamos é a paz de espírito e a paz no coração...

Para isto, nada melhor do que rezar a São Francisco de Assis, o santo da paz e da reconciliação.

O seu anúncio de “Paz e bem” ainda ressoa por todas as classes sociais, como convite a procurarmos a compreensão fraterna e não o ódio e a violência.

São Francisco é também o santo que amou a natureza e os animais. Ele contemplou a criação com os olhos de quem sabe reconhecer nela a maravilhosa obra de Deus.

E como o homem hoje precisa mudar sua atitude em relação à natureza! De consumista e puramente extrativista, precisa passar a preservar, cuidar e amar este dom de Deus que é toda a criação.

São Francisco de Assis é também o santo da pobreza. O filho de Pedro de Bernardone, rico comerciante de Assis, renunciou à herança do pai terreno. Ele entregou até as roupas que usava e se casou espiritualmente com a “Senhora Pobreza”.

E como o mundo precisa amar a pobreza! Por todos os lados somos bombardeados por imagens e modelos que apresentam a riqueza como sinônimo de felicidade. Todos nós seriamos muito mais ricos, do ponto de vista espiritual, se fossemos menos consumistas e mais desapegados dos bens terrenos...

Queremos colocar esta campanha de difusão da novena e da medalha sob a proteção de São Francisco de Assis. Pedimos que ele nos alcance de Deus as bênçãos e as graças necessárias para que esta iniciativa toque os corações e faça bem às almas.

Todo o nosso esforço já será bem recompensado se apenas uma pessoa se converter ao espírito de paz, desapego e amor pregado por São Francisco de Assis.

Ajude-nos na divulgação da novena e medalha de São Francisco de Assis. Entre em contato conosco através do e-mail:

[email protected]

Ou converse com um dos nossos atendentes pelo telefone:

(11) 3294-6000

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.