Medalha Milagrosa

Dedicação de Santa Maria Maior a Nossa Senhora

Cidade do Vaticano, 05 ago 2013 (RV) - Segunda-feira, 5 de agosto é dia da Solenidade da Dedicação da Basílica de Santa Maior a Nossa Senhora, uma das quatro basílicas papal de Roma. Situada no centro da capital italiana, Santa Maria Maior é o mais antigo santuário mariano da Europa. Foi construída a mando do Papa Sisto III pouco depois do Concílio de Éfeso do ano 431, em que Nossa Senhora foi solenemente proclamada Mãe de Deus.

Para marcar este dia, está prevista às 10h locais a celebração da Santa Missa, presidida pelo Cardeal Arcipreste da Basílica, Santos Abril y Castellò. Às 17h15, haverá as Segundas Vésperas. Como habitualmente, nas duas as celebrações está prevista a chuva de flores que recorda o “Milagre da Neve”, ou seja, a prodigiosa caída de neve sobre o bairro Esquilino (onde posteriormente foi erguida a Basílica) ocorrida em 5 de agosto do ano 358.

Segundo conta a lenda, Nossa Senhora apareceu em sonho ao Papa Libério, pedindo-lhe que fosse construída uma Igreja lá onde teria nevado.

A Solenidade da Dedicação da Basílica a Nossa Senhora é normalmente precedida de um Tríduo de oração de 2 a 4 de agosto. (CM)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.