Medalha Milagrosa

Papa receberá de presente estátua de Nossa Senhora Aparecida - A obra é de um artesão mineiro

Nossa Sra Aparecida - Papa Francisco.jpgRio de Janeiro, 10 jul 2013 (RV) - Papa Francisco ganhará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida durante sua visita à Jornada Mundial da Juventude, a partir do dia 23 de julho. O presente lhe será entregue no Santuário de Aparecida (SP), mas a imagem virá do Sul de Minas, esculpida por um santeiro de Campanha (MG).

Paulo Henrique Ferreira Pinto, mais conhecido como Sodêm, é escultor há mais de 40 anos. Suas mãos dão dimensão e volume a pedaços de madeira e seu talento cria símbolos da fé dos católicos.

Para formar linhas suaves e delicadas que detalham as formas da imagem, e finalizar a peça, Paulo Henrique usa o que é possível, e até o improvável. "Eu improviso algumas ferramentas com o guarda-chuva, para fazer alguns detalhes", explica.

Assim surgem anjos barrocos, São Judas Tadeu e Jesus Cristo. Mas o forte do artista são as imagens de Nossa Senhora Aparecida, a santa de devoção. Muitas das imagens feitas por Paulo Henrique vão direto para o centro religioso do Brasil, Aparecida, no interior de São Paulo.

Em meio a tantas encomendas feitas pelo bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, ele recebeu há dois meses um pedido especial, que Paulo Henrique nem imaginava qual: "Ele falou que era um pedido especial, que não era pra ficar nervoso", lembra.

A imagem que está em Aparecida é semelhante a que será entregue ao Papa. Também de cedro e com 40 centímetros, ela demorou dois dias para ser feita e os detalhes são os mesmos, tanto nas mãos, quanto no rosto e os anjos aos pés da santa.

Após a encomenda especial, os pedidos para o escultor multiplicaram. "Todo mundo quer a imagem do Papa", conta. E mesmo antes do Papa receber o presente, a gratidão já pode ser vista nos olhos marejados do mineiro, que usa o dom para multiplicar a fé na padroeira do Brasil.

O Papa Francisco visitará o Santuário de Aparecida no dia 24 de julho para a celebração de uma missa na Basílica. Ele chega ao país no dia 22 e fica até 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude.
(G1-cm)

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.