Medalha Milagrosa

Beata Teresa de Calcutá

Beata Teresa de Calcuta.jpgA menina Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopje, cidade que já pertenceu à Albânia, Iugoslávia e hoje é capital da Macedônia. Essa região, originalmente cristã, foi invadida e dominada por muitos povos diferentes e, atualmente, os cristãos são minoria. Talvez Gonxha tenha sofrido discriminações por isso, mas aprendeu a importância da tolerância e da solidariedade.

Sua família era muito unida e atuante na comunidade, e o fato de ficar órfã de pai aos nove anos, mesmo tendo afetado a situação econômica, só fez aumentar essa união.

Viu na mãe um exemplo de dedicação e desprendimento, sempre disposta a ajudar os pobres, dividindo o pouco que possuía com os necessitados. Gonxha sentiu muito cedo o chamado de Deus para a vida religiosa.
Inspirada pelas vidas dos missionários, sua intenção era levar a palavra de Cristo aos indianos, mas ela fez muito mais. Seu exemplo correu o mundo!

Partiu em missão aos 18 anos e nunca mais voltou a ver sua mãe e sua irmã. O irmão, reviu apenas uma vez, ambos já idosos.

Professou os votos perpétuos na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, tornou-se Madre Teresa e era muito feliz em sua vida religiosa. Entretanto, Jesus queria um “sim” maior da parte dela! Deixou a congregação que amava e foi viver junto ao povo indiano, compartilhando suas dores, suas dificuldades, seus sofrimentos. Houve quem achasse que estava louca! Mas ela apenas via, em cada um daqueles pobres, a face de Jesus.

Muitas moças e rapazes seguiram seu exemplo, e a congregação fundada por ela se espalhou por todos os continentes. Os seguidores de Teresa dedicam-se àqueles que mais sofrem e que são desprezados e abandonados. Uma única razão os move: cada pessoa que ajudam representa para eles, Jesus.

“Teresa, a Santa de Calcutá” é mais um fascículo da Coleção Exemplos de Vida, distribuída pela Campanha Nossa Senhora das Graças por todo o Brasil. Que nossas crianças possam aprender e se inspirar em tão sublime exemplo, de uma mulher pequena e frágil que construiu uma grande obra de amor ao próximo.

Conheça melhor o Programa de Apoio Catequético acessando o link:

http://www.arnsg.org.br/artigo/21264/Programa-de-Apoio-Catequetico.html

Desejando participar desta Campanha, e receber os nossos brindes, entre em contato conosco através do e-mail:

faleconosco@senhoradasgracas.org.br

Ou converse com um dos nossos atendentes pelo telefone:

(11) 3294-6000

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.