Medalha Milagrosa

Curso para bispos abordará teoria e prática da comunicação e evangelização na era digital, em Recife (PE)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promove de 4 a 8 de novembro, em Recife (PE), o Curso de Comunicação para Bispos. O evento é uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais em parceria com a Conferência do Brasil. As inscrições foram abertas na semana passada e já está confirmada a presença de 30 bispos. A Comissão espera para o Curso cerca de 80 participantes. O convite é aberto a todo o episcopado brasileiro que deseja refletir as práticas e os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. O curso tem presença confirmada de dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O tema central será “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teório-prática”. A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari comenta que “as novas tecnologias vêm provocando uma cultura acelerada em toda a sociedade e também na Igreja. A temática do curso quer ajudar os bispos do Brasil a dar uma resposta de como comunicar e evangelizar na atualidade. Os temas das conferências estão relacionados sobre a cultura midiática e a evangelização”.

Proposta do curso

A novidade será a metodologia de trabalho composta por teoria e prática. Os bispos participarão no período da manhã de painéis voltado ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. À tarde, os participantes terão a oportunidade, de através de laboratórios, praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.  “Este é o segundo curso oferecido aos bispos e contará com uma parte prática. Nós percebemos que só ouvir e não estar em contato com os meios de comunicação deixa de provocar um maior entendimento. Desejamos que o episcopado possa entender como comunicar com a comunidade presente na Igreja através da cultura massiva e da cultura digital”, explica Ir. Élide.

Os painéis temáticos e as práticas laboratoriais contarão com assessoria de professores e especialistas da comunicação como padre Antonio Spadaro e os professores, Élson Faxina, Mozahir Salomão, entre outros. O assessor da RIIBRA da CNBB (Rede de Informática da Igreja no Brasil), padre Clóvis Andrade Melo coordenará um laboratório de internet e mídias sociais digitais onde os bispos poderão aprender a usar as redes como sites, blog, skype, twitter e facebook.

Informações: (61) 2103.8366 – [email protected]

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.