Medalha Milagrosa

Pedagogia Salesiana aprofundada em congresso no Equador

Cuenca, 04 jun 2013 (ANS) – No âmbito da caminhada de preparação ao Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, a Inspetoria salesiana do Equador, em colaboração com a Universidade Politécnica Salesiana (UPS, de Quito), organizou, de 29 a 31 de maio, o “Congresso Nacional de Pedagogia de Dom Bosco: reflexões, experiências, desafios”.

O P. Marcelo Farfán, Inspetor, abriu o Congresso, sublinhando que o estilo pedagógico de Dom Bosco continua a atrair os jovens em todo o País. Também o Alcaide de Cuenca, Paúl Granda López, dirigiu uma palavra de saudação aos presentes, formulando agradecimentos à Congregação Salesiana. Entre as autoridades presentes à abertura, estava outrossim o Ex-Ministro da Educação e Cultura.

Fez a primeira conferência Rosa Maria Torres, pedagoga, especialista em comunicação, linguista, e que trabalhou como conselheira e consultora para a educação em organismos como a UNESCO – Organização d Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –. O objetivo do Congresso, disse, é “pôr em evidência a riqueza do patrimônio educativo salesiano e envolver os participantes, os membros e os vários atores da FS do Equador na ressignificação da dimensão pedagógica salesiana em cada presença, como parte da opção preferencial pelos pobres”.

A segunda relação foi desenvolvida pelo P. Miguel Ángel García SDB, membro do Dicastério par a PJ, de Roma, que também transmitiu a saudação do Reitor-Mor e as suas felicitações pelo evento.

O segundo dia do Congresso foi dedicado à apresentação de reflexões, experiências e desafios. A Sra. Alicia Iglesias, docente universitária e educadora salesiana argentina, desenvolveu o tema “A Pedagogia Salesiana e o Sistema Preventivo”.

Paralelamente a essa atividade, no ‘Laboratório Informático 5’, do edifício Cornelio Merchán, se fez o Encontro 2013 dos ‘webmasters’. Tema central desse encontro foi: “Software Libero e políticas de licenças inspetoriais”.

Entre os momentos mais importantes do Congresso, além disso, esteve a homenagem ao SdeD P. Carlos Crespi SDB, mediante o visionamento de um vídeo sobre sua vida.

O Congresso encerrou-se sexta-feira, 31, na Eucaristia presidida pelo P. Farfán, depois de uma mesa redonda de conclusões, perspectivas e desafios da Pedagogia salesiana.

Agência Info Salesiana / Fotografia disponível em Image Bank

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.