Medalha Milagrosa

Dioceses brasileiras participaram da Adoração Eucarística simultânea com o Papa Francisco

O Papa Francisco presidiu na tarde deste domingo, na Basílica de São Pedro, uma Adoração Eucarística, que foi realizada simultaneamente em nível mundial. O evento, inserido no âmbito do Ano da Fé convocado por Bento XVI em outubro passado, foi realizado no dia em que é festejado Corpus Christi na Itália e em outros países.

Às 17 horas (horário de Roma) os milhares de fiéis presentes na Basílica estiveram unidos em Adoração, em sintonia com fiéis de todo o mundo presentes em catedrais, igrejas, capelas, casas religiosas, por meio de transmissão via satélite. A adoração durou uma hora, com os momentos de silêncio sendo entremeados por orações e cânticos. Ao final da cerimônia, o Santo Padre abençoou a Assembleia com o Santíssimo. O canto da ‘Salve Regina’ concluiu a celebração.

O Papa Francisco havia indicado duas intenções para este momento de oração. A primeira: “Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”. E a segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são submetidas a qualquer tipo de violência”.

De acordo com a Santa Sé, foi um evento histórico que reuniu toda a Igreja em torno da Eucaristia, pela primeira vez de forma simultânea, a nível mundial. A diferença no fuso horário provocou uma situação curiosa, pois enquanto a Adoração tinha seu início na Itália às 17 horas, no Brasil eram 11h50 da manhã. Em Hanói, no Vietnã 23 horas, na Nova Zelândia 3 da manhã e em Nova Orleans, 10 da manhã.

No Brasil, diversas Dioceses aderiram oficialmente à iniciativa, inscrevendo-se no site do Ano da Fé. Entre elas, as Arquidioceses de Brasília, Fortaleza, Salvador; as Dioceses de Caxias do Sul, Chapecó, Erexim, Irecê, Itabuna, Jales, Jundiaí, Luz, Parintins, Piracicaba, Toledo, Uruaçu, Tefé, Jacarezinho, Nepomuceno.

Fonte e foto: CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.