Medalha Milagrosa

Conferências latinas unem esforços por uma Igreja que comunique na comunhão

Na quarta-feira, 22 de maio, encerrou o Encontro de Comunicação promovido pelo CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano), na sede da Conferência, em Bogotá (Colômbia), para os bispos e assessores da comunicação das conferências Latino-americanas. Do Brasil, participaram os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clóvis Andrade de Melo e Ir. Elide Fogolari. Marcaram presença bispos e assessores do Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai, Honduras, Nicarágua, Panamá, Guatemala, México, Argentina, Venezuela, Republica Dominicana e Chile. Ao final do encontro, os participantes redigiram uma nota sobre os compromissos assumidos com a comunicação da Igreja na América Latina. Confira na íntegra, a nota enviada pelo grupo.


UMA IGREJA QUE COMUNICA PARA UMA MAIOR COMUNHÃO
Mensagem do encontro latinoamericano e caribenho de comunicação

Os bispos e assessores dos Departamentos de Comunicação das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe foram convocados pelo CELAM para um encontro em Bogotá, Colômbia, de 20 a 22 de maio de 2013. Foi uma ocasião oportuna para compartilhar o caminhar da Igreja na área da comunicação e assim cumprir a missão que lhes foi confiada. Iniciamos nosso encontro invocando a assistência do Espírito Santo. Oramos e compartilhamos reflexões sobre o momento privilegiado que estamos vivendo como Igreja, sobretudo com a eleição do Papa Francisco. Ouvimos novamente as palavras que o Papa Francisco dirigiu aos jornalistas. Pudemos perceber o quanto o Papa é um comunicador excepcional, por seus gestos de amor e carinho em cada ato. Percebemos seu estilo de comunicação como um caminho a ser seguido por toda a Igreja.

Constatamos que existe uma grande necessidade de promover uma maior comunicação entre as conferencias episcopais. Isso nos impulsionou a nos comprometemos em gerar uma maior proximidade dentro e fora das regiões para estabelecer vínculos e espaços de partilha de iniciativas e ações em curso, em sintonia com o Documento de Aparecida quanto à Missão Permanente e Continental. Revisamos as estratégias da Igreja na América Latina e Caribe frente aos desafios da comunicação e identificamos os melhores caminhos para um trabalho de comunhão. Cada Conferencia Episcopal e suas regiões possuem riquezas que podem ser compartilhadas, numa mesa comum, onde todos depositam suas experiências e se beneficiam das riquezas dos outros.

Nestes dias foi possível desenhar, construir e promover a comunicação e seus vários processos, colocados a serviço da evangelização. Trabalhamos em algumas pistas de ação pastoral como a formação permanente e a comunhão, buscando estratégias para o fortalecimento das regiões da América Central, México, Caribe, Antilhas, países Bolivianos e Cone Sul. As contribuições deste encontro têm por objetivo fortalecer as regiões como eixos comunicacionais, com reuniões virtuais e presenciais com objetivos específicos. Nos propomos trabalhar em rede para uma maior interação e conhecimento das realidades pastorais e sociais de nossos países, e assim favorecer a solidariedade e o enriquecimento mútuo.

Como agentes de comunicação da Boa Nova, nos comprometemos a unir esforços e, lembrando as palavras do Papa Francisco, somos impulsionados a comunicar não a nós mesmos, mas a verdade, a bondade e a beleza que é Cristo. O gesto essencial de comunicar nascerá, antes de tudo, do coração que acredita e ama a Cristo, e que fará com que as atividades e os gestos comunicacionais sejam efetivos e possam suscitar fé, esperança, entusiasmo e seguimento do Senhor. Participamos Bispos e assessores de comunicação social das Conferências Episcopais da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Bogotá, 22 de maio de 2013.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.