Medalha Milagrosa

Dom Manuel Clemente é o novo Patriarca de Lisboa

Lisboa - Portugal, 22 mai 2013 (Gaudium Press) - O Papa Francisco nomeou Dom Manuel José Macário do Nascimento, Bispo da cidade do Porto, como novo Patriarca de Lisboa, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Manuel Clemente, que tem 64 anos, sucede a Dom José Policarpo e torna-se, deste modo, o 17º Patriarca de Lisboa.

O novo Patriarca nasceu em São Pedro e São Tiago, no Concelho de Torres Vedras, em Portugal, no dia 16 de julho de 1948, e agora está voltando à sua diocese de origem.

Formado em História, D. Manuel ingressou no Seminário Maior dos Olivais em 1973, tendo obtido sua licenciatura em Teologia, em 1979, na Universidade Católica Portuguesa. Tornou-se doutor em Teologia Histórica em 1992.

Foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1979. Foi coadjutor das paróquias de Torres Vedras e Runa. Entre 1980 e 1989 participou da Equipe Formadora do Seminário Maior dos Olivais. Exerceu o cargo de vice-reitor do Seminário Maior dos Olivais, até 1997, data em que se tornou reitor.

A 6 de novembro de 1999 torna-se Bispo Titular de Pinhel e Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, sendo ordenado bispo em 22 de janeiro de 2000. (JSG)

Fonte e foto: Gaudium Press

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.