Medalha Milagrosa

92º Retiro Feminino do Movimento de Emaús, em Florianópolis

Florianópolis, 25 abr 2013 (Gaudium Press) - O Movimento de Emaús da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promove o 92º Retiro de Emaús Feminino, que inicia hoje, dia 25 de abril, e segue até o dia 28, na Casa de Encontros Vila Fátima, no Morro das Pedras, na capital catarinense. A atividade está em consonância com o que pede a Campanha da Fraternidade deste ano, que os jovens sejam protagonistas na Igreja e na sociedade.

De acordo com José Marcos Moser, que juntamente com sua esposa Maria Aparecida Campos Moser forma o casal presidente do Movimento de Emaús da região, o Emaús é um movimento de cunho religioso católico que está em Florianópolis há 39 anos, e entre outras atividades promove o retiro que é um curso de Valores Humanos e Cristãos, o qual tem por objetivo a evangelização da juventude e a formação de jovens líderes cristãos.

Ainda segundo Moser, o retiro é a principal atividade e finalidade do movimento, e todas as outras atividades que realizam tem como objetivo propiciar meios de vivência e perseverança da fé para aqueles que já fizeram o retiro, como missas, palestras, celebrações, reuniões de partilha em grupo, voluntariado, entre outros. "A cada retiro, a comunidade de Emaús se fortalece e renova, pois todo o movimento de alguma forma se envolve com a realização do retiro, e após seu término, novos jovens passam a fazer parte da comunidade, trazendo um novo ânimo para os que dela participam", completa.

Com relação à importância do retiro e das demais atividades do movimento, o presidente explica que o evento é necessário para dar aos jovens sólida formação humana e cristã, para capacitá-los a ter um espírito crítico frente às estruturas econômicas, políticas e sociais, para prepará-los para descobrir, com iniciativa, novos caminhos para a ação evangelizadora da Igreja, para incutir nos jovens um sério compromisso com a promoção da Justiça e do Bem-comum, além de conscientiza-los de que o leigo deve buscar e promover o Bem-comum.

"Com o curso de Emaús esperamos que os jovens tenham um momento de profunda reflexão sobre sua vida, sua relação com a família, com os amigos, com Deus, com a Igreja, com o próximo e com a sociedade. Queremos fazer com que os jovens que passam pelo Emaús tornem-se líderes cristãos onde quer que estejam e atuem. O retiro proporciona, também, uma oportunidade do jovem parar suas atividades por alguns dias e silenciar, em meio ao mundo agitado e de muitos compromissos que vivenciamos atualmente", disse.

O retiro é realizado separadamente para grupos de rapazes e moças solteiros a partir dos 18 anos. Neste encontro - que é o 92º Emaús Feminino realizado em Florianópolis - deverão participar em torno de 55 a 60 jovens. As atividades se iniciam sempre na noite de quinta-feira e se encerram no domingo com uma missa às 20h aberta à comunidade. Serão abordados temas relacionados aos valores humanos e cristãos, que se desenvolverão através de palestras, dinâmicas de grupos, plenárias, momentos de reflexão e descontração e celebrações.

O evento, que contará com a assessoria do Diretor Espiritual do Emaús, padre Vitor Feller, e de uma mesa diretora constituída por adultas e monitoras jovens e adultas, acontecerá na Casa de Retiros Vila Fátima, no morro das Pedras, no Sul da Ilha de Santa Catarina, próximo à Praia da Armação. Mais informações pelo site www.emaus.org.br/florianopolis ou pelo e-mail [email protected]

Movimento de Emaús

O Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias para jovens, aprovado pelos bispos em cujas dioceses se encontra instalado, cuja finalidade é propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Trata-se de um movimento nacional que está presente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Na arquidiocese de Florianópolis, no decorrer desses 39 anos, já passaram pelo Curso de Valores Humanos e Cristãos do Movimento de Emaús cerca de 9 mil jovens. Já foram realizados 80 cursos masculinos em Florianópolis e agora realizaremos o 92º feminino na cidade. O movimento conta atualmente com 11 Grupos, que se reúnem semanalmente para estudar a Palavra de Deus e conversar sobre temas de seu interesse.

O movimento também oferece outras atividades, tais como: missa na UFSC, adorações ao Santíssimo Sacramento, Escola Missionária onde são apresentadas palestras com temas de formação, Serenatas de Natal levando a mensagem de Natal através da música, em hospitais e asilos, festas de integração, Festa Junina na data do Padroeiro do Movimento - São João Batista, festa de Natal, peregrinações, entre outras.

(FB) - Fonte e foto: Gaudium Press

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.