Medalha Milagrosa

Teólogos discutem 'Deus na Sociedade Plural' em congresso internacional

Teólogos, cientistas da religião e pesquisadores do Brasil e de outros países irão se reunir para refletir e aprofundar o tema ‘Deus na Sociedade Plural: fé – símbolos – narrativas’.
 
O 26º Congresso Internacional da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) acontece de 08 a 11 de julho de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que fica na capital mineira.
 
O evento reuniu nas edições anteriores cerca de 300 participantes e abriu reflexões sobre o papel da religião na sociedade.
 
Nesse ano pretende avaliar o atual interesse pela questão de Deus a partir de algumas justificativas: a presença de tantas pessoas que se denominaram ‘sem religião’ no último mapa religioso do Brasil; o pluralismo no campo religioso e o aparecimento de novas formas de viver a espiritualidade e a religiosidade.
 
Justificativas que segundo os organizadores do evento, lançam alguns questionamentos: “Quem é o Deus desta nossa sociedade plural? É a fonte e o horizonte do sentido ou um dos muitos ‘ídolos’ fabricados pelo indivíduo pós ou hipermoderno? Ele oferece razões para crer, esperar e amar ou é um simples ‘consolo’ face ao absurdo de uma existência feita de violência, solidão e injustiças, na qual o indivíduo é apenas ‘número’ ou mero consumidor? Até quando o imaginário pré-moderno do divino, tão presente nas inúmeras recomposições do religioso em nosso país, poderá competir com o imaginário tecnológico-instrumental, para o qual Deus não é necessário para explicar o mundo? Até que ponto a variedade de imagens, símbolos e narrativas do divino não são mera projeção do processo de diversificação das individualidades nas sociedades complexas?”, destaca nota de divulgação do congresso.
 
O evento visa também oferecer novas chaves de leitura para pensar Deus na sociedade atual.
 
No primeiro dia do congresso, a conferência de abertura sobre o tema central será dada pela professora Lúcia Pedrosa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nos demais dias, participam diversos conferencistas nacionais e internacionais.
 
Dentro da programação do congresso, no dia 9 de julho, acontece o anúncio do vencedor do Prêmio SOTER/Paulinas de Teses 2011/2012.
 
A página da Soter oferece informações sobre a programação, inscrições, taxas entre outros dados.

Portal A12

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.