Medalha Milagrosa

Pastoral dos Pescadores realiza Assembleia Nacional em Recife

A Assembleia Nacional da Pastoral dos Pescadores, realizada de 12 a 16 de março, em Recife (PE), conta com a representação de 18 estados brasileiros. As atividades se concentram em dois grandes eixos, o da formação que trata da análise de conjuntura, sindicalismo, direitos dos pescadores, geração de trabalho e renda; e avaliação, com reflexão institucional, das prioridades da pastoral e política interna. Dom José Luis Sales, bispo de Pesqueira (PE) e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e Paz da CNBB, participam dos trabalhos da assembleia.

Maria José Pacheco, secretária nacional da Pastoral dos Pescadores, avalia de forma positiva a assembleia, considerando oportuno o momento para olhar a realidade dos pescadores do Brasil. “É bastante desafiadora, tendo em vista o modelo de desenvolvimento adotado pelos governantes e iniciativa privada no país que destrói os recursos naturais e tenta inviabilizar o modo de vida das comunidades produzindo violência, exclusão, graves violações de direitos em todo território nacional”, explica a Maria José.

Nesta perspectiva, a assembleia possibilita aos agentes de pastorais, pescadores e pescadoras avaliarem os avanços e dificuldades dos trabalhos de 2012, na busca de perspectivas para atuação neste ano. De acordo com a secretária, uma das propostas da pastoral é sensibilizar a sociedade e a Igreja para apoiar a Campanha Nacional pela defesa do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. “Esta é uma proposta de lei de iniciativa popular que precisa de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros, que só é possível com a solidariedade de muitos grupos, a fim de garantir às comunidades pesqueiras o direito à permanência em seus territórios”, explica.

Fonte e foto: CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.