Medalha Milagrosa

Conclave: segundo dia de votações na Capela Sistina

Cidade do Vaticano, 13 mar (RV) – Os cardeais eleitores começaram esta quarta-feira, 13, com uma missa na Capela Paulina. A primeira reunião, com duas votações, está marcada para 9h30 (5h30 em Brasília). À tarde, se reúnem às 16h, para mais duas votações, com a fumaça saindo da Capela Sistina às 17h (13h em Brasília). Caso o Papa seja eleito na primeira das votações do turno, a fumaça branca sairá antes da hora.

No primeiro dia de Conclave, os cardeais eleitores retornaram à noite à Casa Santa Marta, onde estão hospedados, após três horas de reunião e a primeira votação terminar com a fumaça preta, indicando que não houve o consenso de 2/3 dos votos para eleger o novo Pontífice.

Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, revelou aos jornalistas que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”.

Depois do primeiro voto, todos foram para a Casa Santa Marta, onde jantaram às 20h massa com tomate, sopa, verduras e queijos. Eles permanecem isolados, sem algum contato com o mundo externo - sem telefone, televisão ou internet, até a eleição.

Se o resultado for negativo até sexta-feira, os cardeais terão sábado um dia oração, e retomam as reuniões no domingo. Para ser escolhido, o novo Pontífice deve obter maioria de dois terços, pelo menos 77 votos.

(CM) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.