Medalha Milagrosa

O perfil do novo Papa

Cidade do Vaticano, 07 mar (RV) – Esta quinta-feira será de intenso trabalhos para os membros do Colégio Cardinalício.

Estão previstas duas Congregações Gerais, uma pela manhã e outra na parte da tarde, sempre na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. Com a presença em Roma de todos os 115 eleitores, se aproxima a data para o início do Conclave.

Diante das especulações da mídia sobre possíveis candidatos ao papado, nós perguntamos ao assessor da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, que está em Roma assessorando o Card. Raymundo Damasceno Assis, qual deve ser o perfil do novo Pontífice:

Essa semana os cardeais estão dedicados a isso nas congregações: além das questões técnicas, eles se dedicam a discernir o perfil do Papa. Seria muita pretensão da minha parte tentar dizer uma palavra como teólogo, dando excessivamente importância à minha opinião. Mas como opinião pessoal de um fiel da Igreja, eu diria o seguinte: eu esperaria um Papa com uma grande capacidade de diálogo. Eu participei como auxiliar de secretaria no Sínodo de 2008 e no final do almoço do Papa com os padres sinodais e com os colaboradores, ele disse uma palavra que me marcou profundamente: “A palavra de Deus cresce com os que a escutam”. Dessa palavra, ele tirava a seguinte conclusão: que o Sínodo foi sobretudo um exercício de escuta, nos escutamos uns aos outros e na nossa escuta a palavra de Deus cresceu. Essa capacidade de escutar o mundo, de escutar a própria Igreja com toda a sua riqueza, com tantos carismas, comunidades e movimentos, e também com tanta necessidade de reforma em diversos âmbitos. Então um Papa com uma grande capacidade de escuta, em vista do diálogo. Para depois dar uma palavra que a gente sinta que vem da meditação do coração do Papa, que discerne à luz da Escritura, da vontade de Deus, qual é mesmo a vontade de Deus para este momento da vida da Igreja. Eu espero um Papa assim.

(BF) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.