Medalha Milagrosa

Livro da Crisma

Crisma 01.jpgO que traz a felicidade? Possuir determinadas coisas? Ter muitos amigos? Ter saúde? Ser bonito? Alcançar o sucesso na carreira e nos estudos?

Essas são perguntas que angustiam muitos jovens que conhecemos e que estão escolhendo qual o caminho a seguir na vida. Nós sabemos que desejar essas coisas é justo. Mas é um engano pensar que nelas está a felicidade.

Basta olhar à nossa volta: muitas pessoas, ainda que cercadas de boas coisas, mesmo assim estão insatisfeitas e caem no tédio e na depressão. Outras não encontram sentido para a vida e acabam caindo na tentação das drogas e do álcool...

Não basta a alegria dos momentos de diversão, pois se falta algo que dê um sentido maior à vida, eles passam rápido como o vento, deixando um vazio na alma.

O fato é: uma vida cheia de verdadeira alegria só é possível se vivemos uma amizade sincera e próxima com o Deus Vivo. O Papa Bento XVI, na Jornada Mundial da Juventude em Colônia, Alemanha, fez um convite amoroso aos jovens de todo o mundo:

“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós”.

Foi pensando nisso que a Campanha Nossa Senhora das Graças lançou o livro “Sacramento da Crisma – Perguntas e respostas para os jovens”, com a finalidade de divulgar aos jovens o convite do Papa: venham conhecer Jesus Cristo, venham experimentar toda a beleza da fé cristã.

A Crisma é, frequentemente, a porta de entrada – ou de retorno – de muitos jovens para a Igreja. É o sacramento por meio do qual confirmamos a nossa fé e recebemos os sete dons do Espírito Santo. Por isso, apresentamos neste livrinho algumas das dúvidas mais comuns, para que os jovens se sintam animados a buscar a recepção deste sacramento.

É um livro que com certeza será muito útil para os catequistas, professores de religião e pais de família que precisam esclarecer algumas dúvidas que os jovens costumam levantar.

Crisma 02.jpgA Crisma é o sacramento por meio do qual confirmamos a nossa fé em Jesus Cristo e na Igreja Católica, por isso, ele também é chamado de Sacramento da Confirmação. Em geral, as pessoas são batizadas quando crianças. Assim, desde bem pequenas, podem se beneficiar das graças do Espírito Santo. Os pais e padrinhos se comprometem a educar a criança conforme a fé da Igreja.

Mas, quando a pessoa alcança uma idade em que já é capaz de assumir a fé católica por si mesma, ela é chamada a confirmar e renovar as promessas feitas em seu Batismo. É como se, diante de Deus, o jovem dissesse: “Senhor, meus pais me fizeram cristão quando eu era criança. Hoje, sou eu que, com minha própria vontade, venho aqui pedir para pertencer a Ti e à Tua Igreja”.

Na cerimônia da Crisma, o bispo – ou um padre por ele delegado – impõe as mãos sobre a cabeça do crismando e unge a sua testa com o óleo do Crisma. Esta unção é como um “selo” em sua alma, uma marca que o identifica como propriedade de Cristo e membro da Igreja.

Assim, o jovem recebe os sete dons do Espírito Santo a fim de ser um bom cristão e uma testemunha corajosa do Evangelho, anunciando a Verdade com palavras e ações.

Por ocasião do Ano da Fé e da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, a Campanha Nossa Senhora das Graças espera fazer uma grande distribuição deste seu livro, principalmente para os catequistas, professores de religião e famílias de comunidades carentes.

Ajude-nos nesta distribuição! Entre em contato conosco através de nosso e-mail:

[email protected]

Ou converse com um dos nossos atendentes pelo telefone:

(11) 3294-6000

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.