Medalha Milagrosa

Dom Odilo Scherer explica o que são e para que servem as Congregações

Cidade do Vaticano, 04 mar (GP) Iniciou-se na manhã desta segunda-feira, 4, o primeiro encontro do Colégio Cardinalício tendo em vista a convocação do próximo Conclave.

Durante as Congregações, nomenclatura utilizada para designar esse tipo de reunião, serão tratados temas da Igreja Católica em geral, se estabelecerá a data de início do Conclave e também servirá para que os Cardeais se conheçam melhor e desenhem o perfil do próximo Papa.

Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo explicou que "As congregações são reuniões feitas pelos Cardeais antes que seja iniciado o Conclave".

Todos os Cardeais poderão participar das Congregações, até os que já tenham mais de 80 anos. Nas Congregações os Cardeais se reunirão "para conversar, para colocar em comum, para começar justamente a fazer uma grande tomada de consciência da situação da Igreja, das realidades que estão diante de nós, do que a Igreja precisa enfrentar, e naturalmente, no meio de todas estas considerações, vai se esculpindo também o perfil daquele que deve assumir o papel de sucessor de Pedro".

"Os cardeais vão se reunir, refletir, com muita transparência e fraternidade, e senso de responsabilidade pela Igreja como um todo, farão exatamente isso: refletirão sobre o que a Igreja precisa fazer daqui por diante, como, quais são os destaques, os pontos mais salientes da missão daquele que será o Papa, e claro, neste conjunto de reflexões, vai se fazendo o perfil do novo Papa. Depois os cardeais que irão ao conclave votarão", afirmou.

De acordo com Dom Odilo, nas Congregações todos os Cardeais poderão se manifestar. "É claro, haverá um regulamento, com um tempo preciso para cada um. Não serão só reflexões, haverá também orações. Nós rezaremos, a invocação do Espírito Santo constantemente. Enfim, este é o grande momento do discernimento para depois chegar às tomadas de decisões."

Quando perguntado se as Congregações são secretas, o purpurado respondeu que apesar das disposições ainda não terem sido dadas, é evidente que as Congregações serão secretas. (EPC)
 

Fonte e foto: Gaudium Press

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.