Medalha Milagrosa

Tempo de silêncio

Cidade do Vaticano, 18 fev (RV) – Segundo dia dos Exercícios Espirituais para o Papa e Cúria Romana, na Capela Redemptoris Mater, no Vaticano.

Este ano, os Exercícios são pregados pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Card. Gianfranco Ravasi, sobre o tema “Ars orandi, ars credendi. O rosto de Deus e o rosto do homem na oração sálmica”.

No domingo, o retiro quaresmal teve início com a exposição eucarística, seguida pelas Segundas Vésperas do primeiro domingo de Quaresma. A primeira meditação do Card. Ravasi propôs uma imagem bíblica para representar o futuro da presença de Bento XVI na Igreja, uma presença contemplativa, como a de Moisés, que sobe a colina para rezar pelo povo de Israel, que combate lá embaixo contra Amalec:

“Esta imagem representa a sua principal função para a Igreja, ou seja, a intercessão, interceder: nós permaneceremos no ‘vale’, onde está Amalec, onde há poeira, onde estão os medos, os temores inclusive, os pesadelos, mas também as esperanças, onde o Papa ficou esses oito anos conosco. A partir de agora, porém, nós saberemos que, sobre a colina, há sua intercessão por nós”.

O purpurado depois convidou a entrar na primeira meditação silenciando a alma, libertando-se dos muitos rumores da vida cotidiana:

"Penso que também para nós os Exercícios, esses momentos, são um pouco como libertar a alma do terriço das coisas, da lama do pecado, da areia das banalidades, das ortigas das fofocas que, sobretudo nesses dias, ocupam de maneira ininterrupta os nossos ouvidos”.

Na meditação, enfrentou o tema da oração nos Salmos, destacando quatro verbos: rezar é respirar, porque a oração é como o ar para a nossa vida; rezar é pensar, é conhecer Deus, como fazia Maria que guardava os eventos no seu coração; rezar é também lutar com Deus, sobretudo quando se está na aridez, na escuridão da vida, quando elevamos ao céu o nosso grito desesperado; rezar, por fim, é amar, poder abraçar Deus.

Diariamente, a Rádio Vaticano disponibilizará em podcast uma das três pregações do Card. Ravasi. No início de março, toda a pregação será publicada num livro, intitulado “O encontro”.

(BF) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.