Medalha Milagrosa

Nas sendas da Nova Evangelização na América Latina

America Latina.jpgCidade do Vaticano, 08 fev (RV) – “América, porta aberta à missão” é o tema do próximo Dia Hispano-Americano, que será celebrado no primeiro domingo de março, dia 3.

Trata-se de um evento anual que se renova desde 1959 e que tem como finalidade manter vivos os vínculos de solidariedade, de comunhão e de colaboração na missão evangelizadora entre Espanha e América. Este ano, a celebração assume um significado especial, porque se realiza no coração do Ano da Fé convocado pelo Papa.

O Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Card. Marc Ouellet, em sua mensagem para este dia destaca justamente isso: «O Ano da Fé será uma boa oportunidade para intensificar o testemunho da caridade e da missionariedade; Na história das relações entre as comunidades católicas na Espanha e na América Latina este «impulso missionário» sempre expressou a vitalidade da fé da Igreja e de suas comunidades eclesiais.

Os sacerdotes que chegam à América encontram as portas abertas para a missão, não obstante as mudanças que o continente está vivendo. O Cardeal faz então uma análise da atual conjuntura latino-americana:

O crescimento econômico fez aumentar a classe média, há novas realidades emergentes, as populações indígenas estão bem mobilizadas, desenvolvem-se novos areópagos no campo político, cultural e mediático. Todavia, nas periferias das grandes cidades se notam muitos sinais de marginalização, de exclusão, de sofrimento e de pobreza. Há muita droga, criminalidade e violência. A cultura global do relativismo e do hedonismo penetra as realidades latino-americanas e, consequentemente, erodem a consistência da religiosidade popular, a solidez das famílias, a cultura da vida e muitos jovens não entreveem um futuro positivo.

Para o Cardeal Ouellet, são todos “âmbitos que nos interpelam e pedem que nos coloquemos novamente em caminho para atravessar aquela porta da fé que nos conduz rumo a uma missão renovada na América Latina”.

(BF) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.