Medalha Milagrosa

Inicia hoje o Percurso do Ícone de Nossa Senhora da Sapientiae nas Universidades Católicas

A missa de encerramento de Consep contou com a presença da assessora da Associação Nacional das Escolas Católicas (Anec), Andrea Lobão, e do capelão da Universidade Católica de Brasilía, padre Antõnio Carlos Figueireido. Ambos estiveram presentes na celebração, para a entrega do ícone que dá inicio à peregrinação pelas Univerisdades. O Ícone foi enviado pelo Vicariato de Roma para o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, para que, por motivo da Jornada Mundial da Juventude, o ícone percorra as Universidades Católicas.

O ícone começou hoje (07) a peregrinação. De acordo com dom Joaquim Mol, a peregrinação é para que “Maria acompanhe a fé do nosso povo no seu dia a dia, em seu peregrinar pelas Universidades Católicas,  cujo  objeto  é o conhecimento, o estudo, e para que  a pesquisa seja  autêntica sabedoria, apreendida das mãos de Maria”.

O bispo ainda acrescentou  “que este ícone nos une a todos aqueles universitários de outros países  que em  outros momentos oraram  entorno desta imagem, como podemos observar  nos adesivos e símbolos colados no dorso da imagem”.

Dom Raimundo Damasceno, no início da celebração , relembrou todos os jovens falecidos no início deste ano,  oferecendo a missa em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria, para que seja Nossa Senhora da Sabedoria “conforte a ausência irreparável destes jovens profissionais e  acompanhe o sofrimento de todas as suas famílias”. Durante a Homilia dom Raimundo Damasceno lembrou ainda que o Evangelho é este pequeno manual de instruções do missionário, escrito em épocas arcaicas, mas com indicações essenciais e válidas para nós na nossa presença no meio acadêmico.

A peregrinação de Nossa Senhora pelas Universidades incentivará as ações missionárias e atividades diversas em vista da evangelização da comunidade acadêmica: Orações celebrações, revestidas da arte e beleza do ícone, que contribuíram para unificar a busca da verdade e do conhecimento de todos aqueles que nas Universidades vivenciam essa caminhada.

A peregrinação que começou hoje rumo à Universidade Católica,  tem um percurso organizado pela ANEC e o Setor Universidades da CNBB. O dia 23de fevereiro seguirá para Goiânia depois Palmas, por terra peregrinará pelas diferentes regiões do Brasil,. Ficará aproximadamente 15 dias em cada lugar, finalizando no Congresso Mundial das Universidades Católicas de 18 a 21 de julho deste ano, rumo ao Rio durante a Jornada Mundial da Juventude, para posteriormente ser devolvido a Roma.

CNBB

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.