Medalha Milagrosa

Vinte anos da publicação do Novo Catecismo da Igreja Católica

Cidade do Vaticano, 25 jan (RV) - O Novo Catecismo da Igreja Católica foi publicado em 11 de outubro de 1992, durante o Pontificado do papa João Paulo II, após um trabalho de seis anos na sua elaboração. A partir de hoje, o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, vai oferecer aos seus ouvintes uma série de reflexões sobre estes vinte anos desde sua publicação.

A ideia de um novo Catecismo da Igreja Católica surgiu durante a Assembleia Extraordinária do dos Bispos, realizada em 25 de janeiro de 1985, em comemoração ao vigésimo aniversário de encerramento do Concílio Vaticano II. Na ocasião brotou no coração dos Padres sinodais o desejo de um ou que abordasse a doutrina católica de forma geral, servindo de referência para os catecismos ou compêndios a serem preparados em diversos lugares do mundo. Após o Sínodo, o assumiu para si este desejo e deu início ao trabalho de formulação, entregando ao então , em 1986, a responsabilidade de presidir uma Comissão composta por doze e para preparar um projeto para o catecismo.

A equipe que elaborou o novo catecismo contou com o apoio de uma Comissão de redação, formada por sete peritos em e . A Comissão traçou diretrizes ao desenvolvimento do trabalho. A Comissão de redação, por sua vez, escreveu o texto e inseriu neles as modificações pedidas pela Comissão e examinou as observações de numerosos teólogos, exegetas e catequistas e bispos do mundo inteiro, a fim de melhorar o texto.

Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.