Medalha Milagrosa

Bento XVI: Evangelho ilumine as sociedades sobre questões morais

Cidade do Vaticano, 17 jan (RV) - Bento XVI recebeu em audiência nesta quinta-feira, no Vaticano, a delegação ecumênica da Finlândia, por ocasião da festa de Santo Henrique, padroeiro da nação escandinava. Na vigília do início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – que no Brasil celebramos entre Pentecostes e Ascensão –, o Papa acolheu a oportunidade da audiência para evidenciar a importância do caminho ecumênico. Um percurso, disse, que deve ser feito com humildade.

Em seguida, o Pontífice exortou os cristãos a serem unidos ao levar a luz do Evangelho às grandes questões morais que as sociedades devem hoje enfrentar.

Caminhar com humildade, na presença do Senhor, para alcançar a meta da unidade. Esse é o espírito que deve caracterizar os esforços ecumênicos, ressaltou Bento XVI.

O Santo Padre dirige-se a uma delegação finlandesa, mas olha para o mundo inteiro quando invoca a unidade dos cristãos, a fim de que se tornem "um farol de alegria e esperança" para aqueles que buscam um porto seguro "num mundo que se transforma rapidamente":

"Portanto, avançar no caminho da comunhão ecumênica requer que nos tornemos sempre mais unidos na oração, sempre mais comprometidos na busca da santidade e mais envolvidos na pesquisa teológica e na cooperação" a serviço de uma sociedade "justa e fraterna", afirmou.

E acrescentou: "Somos chamados a avançar juntos ao longo do caminho estreito da fidelidade à vontade de Deus no enfrentar toda e qualquer dificuldade e obstáculo que podemos encontrar". Depois, o Papa fez votos de que a visita da delegação finlandesa a Roma possa reforçar as relações entre todos os cristãos do país escandinavo:

Rezemos para que o Espírito da verdade conduza os cristãos finlandeses a uma maior unidade entre eles, a fim de que possam portar a luz do Evangelho às "grandes questões morais que as nossas sociedades são hoje chamadas a enfrentar".

(RL) - Rádio Vaticano

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.